Tradição que persiste: entre a tapeçaria de Elke Otte Hülse, o cartão de Rivane Neuenschwander e os ensinamentos de Luiz Ernesto Aroztegui
DOI:
https://doi.org/10.5216/v.v19.69135Palavras-chave:
Tapeçaria, Narrativas, Elke Otte Hülse, Rivane Neuenschwander , Luiz Ernesto Aroztegui, BauhausResumo
O presente texto aborda a tapeçaria, entendendo esta como uma forma narrativa de arte ancestral, que tem na história grande importância, e no contemporâneo artistas que extrapolam a técnica, problematizando conceitos e questões pertinentes a esta, a exemplo de Elke Otte Hülse, artista catarinense com trânsito internacional, rompendo fronteiras geográficas e fronteiras do desconhecimento desta técnica secular, em uma interlocução com a artista Rivane Neuenschwander, em que aplica os ensinamentos de Luiz Ernesto Aroztegui. O estudo aborda também o centenário da Bauhaus, escola de vanguarda, onde a tapeçaria teve grande projeção, bem como a relação que a artista estabelece em algumas de suas obras, com a Bauhaus.
Downloads
Referências
ANTONELLO, Sergio. Exposição Kinder Glauben valoriza a crença infantil no Museu de Arte de Blumenau - Artista Elke Hülse faz arte inspirada na linguagem da tapeçaria. In: Fundação Cultural de Blumenau, postada em 02/03/2017, com acesso em 09/04/2019. S/p. Disponível em:< http://museudeartedeblumenau.blogspot.com/2017/03/exposicao-kinder-glauben-valoriza.html> Acesso em jan. 2019.
BENJAMIN, Walter. O narrador - Considerações sobre a obra Nicolai Leskov. IN:
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1996.
BLOOM, Harold. Anatomia da influência. R.J.: Imago, 2013.
DELEUZE, Gilles. Imagem- tempo. Cinema 2. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.
GARCEZ, Luciane. R. N.; MAKOWIECKY, Sandra. Elke Otte Hülse: narrativas ancestrais e técnicas expandidas na tapeçaria. In: Palíndromo (ONLINE). v.12, 2020. P. 138-158.
GARCEZ, Luciane. R. N.; MAKOWIECKY, Sandra. Entre a tapeçaria de Elke Otte Hülse e o cartão de Rivane Neuenschwander. In: Jornal da Associação Brasileira de Críticos de Arte ABCA - Arte & Crítica. No 55, Ano XVIII – 2020b.
HÜLSE, Elke O. As Tramas dos Tapeceiros Narradores: Técnica e Criação. 2009. 143 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais, Linha de Pesquisa em História, Teoria e Crítica da Arte) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, S.C.
MARQUES, Luiz. (org.) A Fábrica do antigo. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008.
NAVAS, Adolfo Montejo e ARRUDA, Tereza de. Fronteiras em aberto. 02 de abril de 2019.Disponível em < http://bienaldecuritiba.com.br/2019/14a-bienal/>. Acesso em jan.2020
OWIDZKA, Jolanta. Tapeçaria na Polônia. 2007. Disponível em: < https://www.catalogodasartes.com.br/historia_arte/zze/. > Acesso em fev. 2019.
RANCIERE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Rivane Neuenschwander: tropics: damned, orgasmic and devotedtanya bonakdar gallery, new york. September 10 - october 24, 2020. Installation views. Press release. Works. Disponivel em
< https://www.tanyabonakdargallery.com/exhibitions/35-rivane-neuenschwander-tropics-damned-orgasmic-and-devoted-tanya-bonakdar-gallery-new-york/> Acesso em 22 jun.2021
The Bauhaus comes from Weimar. 06.04.2019. – 01.04.2024. Disponível em < https://www.bauhauskooperation.com/events/eventdetails/611/>. Acesso em jan.2020
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Visualidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.