O duplo condicionamento de Metal Gear Solid 2: Discursividade e metalinguagem nos videogames

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/v.v19.62318

Palavras-chave:

Estudos discursivos em design, Jogos digitais, Foucault

Resumo

No escopo dos Estudos em Jogos Digitais, o presente artigo explora os resultados de uma análise-piloto de jogos digitais a partir da abordagem discursiva fundamentada em Michel Foucault. Tomando como ponto de partida o jogo Metal Gear Solid 2, exploramos as conexões discursivas existentes ao seu redor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAIN, John. I will now talk about violence and video game narratives for just under 30 mins. Charlotte: TotalBiscuit, 2015. (28m55s). Disponível em: youtube.com/watch?v=HXsE-Zwb_j4 Acesso em: 9 fev. 2020.

BECCARI, Marcos. Estudos discursivos em design: Fundamentos teóricos. Grupo de Estudos Discursivos em Arte e Design UFPR, Curitiba, 2019. Disponível em: nedad.ufpr.br/atividades/ Acesso em: 7 mai. 2019.

CASTRO, Edgardo. Introdução a Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.

CHIZZOTTI, Antoni. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2018. E-book.

CRESWELL, Jacob. Ghosts 'n Goblins: Everything You Need to Know About Capcom's Hardest Platformer. CBR.com, St. Laurent, 2020. Disponível em: web.archive.org/web/20201216012628/cbr.com/ghosts-goblins-capcom-hardest-platformer/ Acesso em 16 dez. 2020.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: Uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008a.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2008b.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2013.

GIZMODO staff. 100 websites that shaped the internet as we know it. Gizmodo.com, New York, 2018. Disponível em: web.archive.org/web/20181019172206/gizmodo.com/100-websites-that-shaped-the-internet-as-we-know-it-1829634771 Acesso em: 4 dez. 2021.

HAMILTON, K. Zombies, women & Citizen Kane: Last of Us makers defend their game. Kotaku.com, New York, 2013. Disponível em: kotaku.com/zombies-women-citizen-kane-the-last-of-us-makers-de-679053634 Acesso em: 5 jun. 2019.

HIGGIN, Tanner. “Turn the game console off right now!”: War, subjectivity, and control in Metal Gear Solid 2. In: HUNTEMMAN, Nina B.; PAYNE, Matthew Thomas (ed.). Joystick soldiers: The politics of play in military video games. New York: Routledge, 2010. E-book.

KOJIMA, Hideo. Kojima: I’ll leave games industry if I “mess up” next Project. [Entrevista concedida a] Johnny Cullen. VG247.com, Brighton, 2010. Disponível em: vg247.com/2010/04/15/kojima-ill-leave-games-industry-if-i-mess-up-next-project/ Acesso em: 15 fev. de 2020.

LUPTON, Ellen. Design, escrita, pesquisa: a escrita no design gráfico. Porto Alegre: Bookman, 2011.

MACHADO, Roberto. Por uma genealogia do poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2008. p. vii-xxiii.

METACRITIC. Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty. Metacritic.com, San Francisco, 2020a. Disponível em: metacritic.com/game/playstation-2/metal-gear-solid-2-sons-of-liberty/critic-reviews Acesso em: 29 jan. 2020.

METACRITIC. Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Metacritic.com, San Francisco, 2020b. Disponível em: metacritic.com/game/playstation-4/metal-gear-solid-v-the-phantom-pain Acesso em: 15 fev. de 2020.

MRÓZ, Adrian. Filtration failure: On selection for societal sanity. Kultura i Historia, Lublin, n. 34, p. 73-89, 2018. Disponível em: kulturaihistoria.umcs.lublin.pl/wp-content/uploads/2018/11/4-Adrian-Mroz-FilFail.pdf Acesso em: 28 fev. 2020.

ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: As formas do discurso. Campinas: Pontes, 1987.

ORSELLI, B. Please stop comparing everything to Dark Souls. Niche Gamer, Philadelphia, 2017. Disponível em: nichegamer.com/2017/07/05/please-stop-comparing-everything-dark-souls/ Acesso em: 5 jun. 2019.

PARKIN, Simon. Why did Hideo Kojima leave Konami? The New Yorker: Annals of technology, New York, 2015. Disponível em: newyorker.com/tech/annals-of-technology/why-did-hideo-kojima-leave-konami Acesso em: 16 jan. 2020.

PERIN, Mauricio. Escolha e simulação: Um estudo discursivo em jogos digitais. Dissertação (Mestrado em Design) UFPR, Curitiba, 2020.

TACK, Daniel. Lies Of P I the Dark Souls of Pinocchio. GameInformer.com, Cedar, 2021. Disponível em: web.archive.org/web/20210520145845/gameinformer.com/2021/05/20/lies-of-p-is-the-dark-souls-of-pinocchio Acesso em: 20 mai. 2021.

VAN CARNLEY, Zackery. Diablo is the Dark Souls of Dungeon Crawlers. Gamerant.com, St. Laurent, 2021. Disponível em: web.archive.org/web/20211204191201/gamerant.com/diablo-dark-souls-dungeon-crawlers-inspiration-subgenre-path-exile-action-rpgs/ Acesso em: 4 dez. 2021.

VOORHEES, Gerald. Discursive games and gamic discourse. communication +1, Amherst, v. 1, issue 1, article 3, p. 1-21, 2012. Disponível em: scholarworks.umass.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1004&context=cpo DOI: 10.7275/R5G15XSM Acesso em: 16 jan. 2020.

WEBER, Michael. ‘Cursed To Golf’ gameplay preview: The ‘Dark Souls’ of golf. NME.com, Crawley, 2021. Disponível em: web.archive.org/web/20210831210859/nme.com/features/gaming-features/cursed-to-golf-gameplay-preview-the-dark-souls-of-golf-3033994 Acesso em: 31 ago. 2021.

WEIDMAN, George. Anti-war war games. Atlanta: Super Bunnyhop, 2014. (14m13s) Disponível em: youtube.com/watch?v=-228auScq1g Acesso em: 30 jan. 2019.

WEIDMAN, George. How much Neon Genesis Evangelion is in Metal Gear Solid? Atlanta: Super Bunnyhop, 2019. (12m28s) Disponível em: youtube.com/watch?v=T-2YuPGYabw Acesso em: 30 jan. 2019.

XAVIER, Guilherme. A condição eletrolúdica: Cultura visual nos jogos eletrônicos (Segunda edição: Atualizada e revista). Niterói: Neolabore, 2017.

YOUNGBLOOD, Jordan. “I wouldn’t even know the real me myself”: Queering failure in Metal Gear Solid 2. In: RUBERG, Bonnie; SHAW, Adrienne (eds.). Queer game studies. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2017. p. 211-222.

Ludografia

CALL of Duty: Black Ops. Dave Anthony; Joe Chiang; Corky Lehmkuhl. Desenvolvedora: Treyarch. Santa Monica: Activision, 2010.

DARK Souls. Hidetaka Miyazaki. Desenvolvedora: FromSoftware. Tokyo: Namco Bandai Games, 2011.

METAL Gear Solid. Hideo Kojima. Desenvolvedora: KCEJ. Tokyo: Konami, 1998.

METAL Gear Solid 2: Sons of Liberty. Hideo Kojima. Desenvolvedora: KCEJ. Tokyo: Konami, 2001.

METAL Gear Solid V: The Phantom Pain. Hideo Kojima. Desenvolvedora: Kojima Productions. Tokyo: Konami, 2015.

SPEC Ops: The Line. Cory Davis. Desenvolvedora: Yager. New York: 2K Games, 2012.

STANLEY Parable, The. Davey Wreden; William Pugh. [s.l.] Galactic Café, 2013.

SUPER Mario 64. Shigeru Miyamoto; Yoshiaki Koizumi; Takashi Tezuka. Kyoto: Nintendo, 1996.

THALOS Principle, The. Davor Hunski; Alen Ladavac; Davor Tomičić. Desenvolvedora: Croteam. Austin: Devolver Digital, 2014.

Outras mídias

CITIZEN Kane. [Filme] Orson Welles. New York: Mercury, 1941.

END of Evangelion, The. [Anime] Hideaki Anno. Tokyo: Gainax, 1997.

EVANGELION: 1.0 You Are (NOT) Alone. [Anime] Hideaki Anno. Tokyo: Studio Khara, 2007.

EVANGELION: 2.0 You Can (Not) Advance. [Anime] Hideaki Anno. Tokyo: Studio Khara, 2009.

EVANGELION: 3.0 You Can (Not) Redo. [Anime] Hideaki Anno. Tokyo: Studio Khara, 2012.

EVANGELION: 3.0+1.0 Thrice Upon a Time. [Anime] Hideaki Anno. Tokyo: Studio Khara, 2021.

NEON Genesis Evangelion. [Anime] Hideaki Anno. Tokyo: Gainax, 1995.

Downloads

Publicado

2022-05-04

Como Citar

PERIN NEVES DA SILVA, M.; NAMBA BECCARI, M. O duplo condicionamento de Metal Gear Solid 2: Discursividade e metalinguagem nos videogames. Visualidades, Goiânia, v. 19, 2022. DOI: 10.5216/v.v19.62318. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/62318. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos