Surrealismo etnográfico, etnocenologia e cartografia em artes performativas: aproximações e distinções metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.5216/v.v19.61892Palavras-chave:
surrealismo etnográfico, etnocenologia, cartografiaResumo
O surgimento de outras metodologias de pesquisa em artes performativas parece ser um aspecto relacionado às necessidades dos pesquisadores contemporâneos desta área. O objetivo deste artigo é apresentar algumas características da metodologia de pesquisa do surrealismo etnográfico, além de expor alguns elementos que o aproximam e o distinguem da etnocenologia e da cartografia nas pesquisas em artes cênicas.
Downloads
Referências
AMORIM, Marilia. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo/SP: Musa, 2001.
AMORIM, Marilia. Vozes e silêncio no texto de pesquisa em ciências humanas. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 07-19, 2002.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo/SP: Martins Fontes, 2011.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Belo Horizonte/MG: Autêntica, 2013.
BIÃO, Armindo. Aspectos epistemológicos e metodológicos da etnocenologia: Por uma cenologia geral. In.: Memória ABRACE I: ANAIS do I Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Salvador/Bahia: UFBA, p. 364-367, 1999.
BIÃO, Armindo. Artes do corpo e do espetáculo: Questões de etnocenologia. Salvador/BA: P & A, 2007.
BIÃO, Armindo. Etnocenologia e a cena baiana: Textos reunidos. Salvador/BA: P & G Gráfica e Editora, 2009.
BRETON, A. Manifesto do Surrealismo. Rio de Janeiro/RJ: Nau Editora, 2001.
BUSSOLETTI, Denise Marcos. Infâncias monotônicas – Uma rapsódia da esperança – Estudo psicossocial cultural crítico sobre as representações do outro na escrita de pesquisa. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
BUSSOLETTI, Denise Marcos. O “nó cristalográfico” da imaginação criadora: Escrita de pesquisa, surrealismo e representações sociais. Revista Iberoamericana de Educación, n. 57, v.1, p. 1-9, 2011. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/1473. Acesso em: 03 nov. 2018.
BUSSOLETTI, Denise Marcos; VARGAS, Vagner de Souza. O surrealismo etnográfico e o nó cristalográfico como outras epistemologias para a escrita e pesquisa em educação. Revista Querubim, n. 07, v. 01, p. 131-136, 2015.
CABRAL, Rafael. Artista-Etno-Pesquisador e suas contribuições teórico-metodológicas para o corpo em campo. Revista Repertório Teatro & Dança, n. 26, v. 01, p. 110-116, 2016.
CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo/SP: Perspectiva, 2002.
COSTA, Cléber José da Silveira. Linguagens-Resistências: Narrativas, escritas e desenhos no barro. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
DUARTE, Krischna S. Educação desordeira: poéticas das infâncias em videoarte. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.
FARINA, Cynthia. Arte e formação: Uma cartografia da experiência estética atual. In.: 31° Reunião Anual da ANPED, Caxambu/MG. Constituição Brasileira, Direitos Humanos e Educação, 2008. Disponível em: http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GE01-4014--Int.pdf. Acesso em: 03 nov. 2018.
FERRACINI, Renato. Café com queijo: Corpos em criação. São Paulo/SP: Aderaldo e Rothschild Editores: Editora FAPESP, 2006.
FERRACINI, Renato. Ensaios de atração. São Paulo/SP: Perspectiva, 2013.
FERRACINI, Renato; LIMA, Elisabeth M. F. Araújo; CARVALHO, Sergio Resende de; LIBERMAN, Flavia; CARVALHO, Yara M. de. Uma experiência de cartografia territorial do corpo em arte. Revista Urdimento, v. 01, n. 22, p. 219-232, 2014.
KERSHAW, Baz; NICHOLSON, Helen. (Ed.). Research methods in theatre and performance. Edimburgh/Scotland: Edimburgh University Press, 2011.
LEONARDELLI, Patrícia. A memória como recriação do vivido – Um estudo da história do conceito de memória aplicado às artes performativas na perspectiva do depoimento pessoal. 2008. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Escola de Comunicação e Artes (ECA), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP, 2008.
MARTINO, Junelise Pequeno. Memória culinária – Ler, cozinhar e escrever. 2015. (Dissertação em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.
PALHETA, Cláudia Suely dos Anjos. Etnocenologia, uma proposta método-gráfica-caleidoscópica. Revista Repertório Teatro & Dança, n. 26, v. 01, p. 102-109, 2016.
PARKER-STARBUCK, Jennifer; MOCK, Roberta. Researching the body in/as performance. In: KERSHAW, Baz; NICHOLSON, Helen (Ed.). Research methods in theatre and performance, Edimbugh/Scotland: Edimburgh University Press, 2011.
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana (Org.). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre/RS: Sulina, 2010.
RIBEIRO, Angelita Soares. Imagens embriagadas – A cruzada das crianças – Barbárie e reencantamento do mundo. 2018. (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas/RS, 2018.
RABELO, Antonio Flávio Alves. Cartografia do invisível: Paradoxos da expressão do corpo-em-arte. 2014. Tese (Doutorado em Artes da cena) – Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas/SP, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. São Paulo/SP: Editora 34 LTDA, 2009.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental, transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre/RS: Sulina/Editora da UFRGS, 2011.
SCHECHNER, Richard. Performance studies: An introduction. London and New York: Routledge, 2013.
VARGAS, Vagner de Souza. Dramaturgia da corporeidade: A pedagogia do evento teatral. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas/RS, 2018.
VARGAS, Vagner de Souza; DUARTE, Krischna Silveira; BUSSOLETTI, Denise Marcos; VIEIRA, Daniel da Silva; GAUDENZI, Mariana Vargas. Outra metodologia para as pesquisas em ciências humanas. Revista Educação e Cultura Contemporânea, n. 44, v. 16, p. 318-341, 2019.
VELOSO, Graça. Paradoxos e paradigmas: A etnocenologia, os saberes e seus léxicos. Revista Repertório Teatro & Dança, n. 26, v. 01, p. 88-94, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Visualidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.