Figurar a Ressonância, Habitar a Profundidade: Fotografia e Etnicidade em ‘Mali’ de Jean-Baptiste Huynh
DOI:
https://doi.org/10.5216/v.v19.60470Palavras-chave:
Fotografia, Etnicidade, RetratoResumo
Este trabalho toma como referência o projeto fotográfico e expositivo ‘Mali’, de Jean-Baptiste Huynh, partindo da análise da dimensão plástica e fenomenológica dos retratos para pensar a construção da potência do posado fotográfico em diferentes suportes e dimensões expositivas. A partir da individuação dos rostos malinenses e a captura dos registros expressivos, estuda-se como se mobilizam estes retratos em um duplo processo: a dimensão fotográfica vista como tentativa de dispor uma alteridade prototípica que convoca o otimismo\deleite do olhar, e a relação entre codificação e forma estética.
Downloads
Referências
BURGIN, Victor. (org.). Thinking Photography. Basingstoke: MacMillan, 1986.
CALDAROLA, Victor. “Imaging Process as Ethnographic Inquiry”. Visual Anthropology Review, v. 1, n.4, pp. 431-51, 1998.
CLIFFORD, James. Dilemas da Cultura: Antropología, Literatura y Arte en la Perspectiva Posmoderna. Barcelona: Gedisa, 1999.
______. Routes: Travel and Translation in the late Twentieth Century. Harvard University Press, 1977.
DIDI-HUBERMAN, George. Levantes. São Paulo: Sesc, 2017.
EDWARDS, Elisabeth. “Rastreando a Fotografia”, IN: BARBOSA, Andrea; CUNHA, Edgard; HIKIJI, Rose; NOVAES, Sylvia (org.). A Exériência da Imagem na Etnografia. São Paulo: Terceiro Nome, 2016.
EDWARDS, Elisabeth. “Beyong the Boundary: A Consideration of the Expressive in Photography and Anthropology”, IN: BANKS, Marcus & MORPHY, Howard. Rethinking Visual Anthropology. London: Yale University Press, 1997.
FONTCUBERTA, Joan. La Furia de las Imágenes: Notas sobre la Postfotografía. Madrid: Galaxia Gutenberg, 2016.
GODARD, Jean-Luc. Jean-Luc Godard. Lisboa: Cinemateca Portuguesa, 1985.
GRIMSHAW, Anna. “The Eye in the Door: Anthropology, Film and the Exploration of Interior Space”, IN: BANKS, Marcus & MORPHY, Howard. Rethinking Visual Anthropology. London: Yale University Press, 1997.
HOCKINGS, Paul (org). Principles of Visual Anthropology. Berlim: Mouton de Gruyter, 1995.
HONNETH, Axel. Luta por Reconhecimento. A Gramática Moral dos Conflitos Sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.
HORN, David. “This Norm Which is Not One: Reading the Female Body in Lombroso’s Anthropology”, IN: TERRY, J. and URLA. J. (eds.). Desviant Bodies. Bloomington: Indiana University Press, 1995.
LALVANI, Suren. Photography, Vision and the Production of Modern Bodies. Albany: State University of New York Press, 1996.
LIPPARD, Lucy. (org.). Partial Recall. Nova York: New Press, 1992.
MARZO, Jorge Luis. La Competencia de lo Falso: Una Historia del Fake. Madrid: Catedra, 2018.
NARANJO, Juan. (ed.). Fotografía, Antropología y Colonialismo (1845-2006). Barcelona: Gustavo Gili, 2006.
PICADO, Benjamin. “A ação e a paixão que se colhem num rosto: pensando os regimes de discurso do retrato humano no fotojornalismo”. Revista Galáxia, São Paulo, n. 18, p.276-290, dez. 2009.
POIVERT, Michael. La Photographie Contemporaine. Paris: Flammarion, 2010.
RECHENBERG, F. “Notas etnográficas sobre o retrato: repensando as práticas de documentação fotográfica em uma experiencia de produção compartilhada das imagens”. Cadernos de Arte e Antropologia, vol. 3, n. 2, p. 9-22, 2014.
SAMAIN, Etienne. Antropologia, imagens e arte. Um percurso reflexivo a partir de Georges Didi-Huberman. Cadernos e Arte e Antropologia, vol.3, n.2, 47-55p., 2014.
SCHNEIDER, Arnd & WRIGHT, Christopher. (org.). Contemporary Art and Anthropology. Oxford: Berg, 2006.
SONTAG, Susan. Contra a Interpretação. Rio de Janeiro: LPM, 1987.
STOCKING, George. Observers Observed: Essays on Ethnographic Fieldwork. Madison: University of Wisconsin Press, 1983.
STURKEN, Marita & CARTWRIGHT, Lisa. Practices of Looking: An Introduction to Visual Culture. Oxford: Oxford University Press, 2001.
TAUSSIG, Michael. Mimesis and Alterity. New York: Routledge, 1992.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Metafísicas Canibais: Elementos para uma Antropologia Pós-Estrutural. Rio de Janeiro: Ubu, 2016.
______. A Inconstância da Alma Selvagem. São Paulo: Cosac & Naify, 2002
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “Equívocos da Identidade”, IN: GONDAR, Jô e DOBEDEI, Vera (orgs.). Rio de Janeiro: ContraCapa, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Visualidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.