Calzona Collective
um laboratório para a Land Art no século XXI
Palavras-chave:
Land art, Mídia digital, Arte e tecnologiaResumo
O presente relato apresenta uma proposta artística conceitual desenvolvida pelos autores no deserto do Mojave, na Califórnia. Calzona Collective é uma instalação coletiva que debate questões ligadas aos espaços territoriais, ocupações, falcatruas nas ocupações de terras, gentrificação e a própria fruição artística. O coletivo de artistas busca repensar as representações do campo da Land Art, no contexto do século XXI, em localidades remotas. O coletivo adquiriu no site de leilões Ebay vastas quantidades de terra. Cada alqueire de terra nessa região custa em torno de um dólar. Essa área de terra é denominada Calzona. Nesse espaço territorial, que pertence aos artistas individualmente, os artistas desenvolvem suas ações e obras.
Downloads
Referências
ANDREWS, Max (Ed.) Land, Art: A Cultural Ecology Handbook. Londres: Verso, 2006.
BEARDSLEY, John. Earthworks and Beyond. Contemporary Art in the Landscape. New York: UC Press, 1998.
BOETTGER, Suzaan. Earthworks: Art and the Landscape of the Sixties. Berkeley: University of California Press, 2002.
BRISSAC, Nelson. Paisagens críticas. Robert Smithson: arte, ciência e indústria. São Paulo: EDUC, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.