Leitura de imagens e ensino de arte: representações de masculinidades no filme "O Peixe"

Autores

  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Geiva Carolina Calsa Universidade Estadual de Maringá
  • Fernando Herraiz García Universitat de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v16i2.49074

Palavras-chave:

Educação, Estudos das Masculinidades, Visualidades

Resumo

Pensando na ação de olhar como um fenômeno que pode ser ensinado e aprendido por meio da intervenção escolar, evidenciam-se reflexões em torno do exercício conhecido como leitura de imagens. O objetivo é discutir sobre o desenvolvimento da sensibilidade e crítica visual e experimentar estratégias metodológicas para a leitura de imagens no ensino de Arte. Para isso, primeiro contextualizou-se o Sistema de análise de imagens, Image Watching, e, depois, realizaram-se leituras de O Peixe, obra do artista brasileiro Jonathas de Andrade, relacionando-a com os Estudos das Masculinidades. Nas considerações finais, destacou-se o Image Watching como um meio que contribui para leitura de imagens e que pode auxiliar docentes em suas intervenções com o ensino de Arte.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá, com estudos na Facultat de Belles Arts/Universitat de Barcelona, Espanha. Mestre em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá. Desenvolve pesquisas sobre Estudos Culturais, Cultura Visual, Ensino de Arte e Visualidades

Geiva Carolina Calsa, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação e desenvolve pesquisas sobre cultura, educação, representações sociais, ensino- -aprendizagem, construtivismo e intervenção pedagógica.

Fernando Herraiz García, Universitat de Barcelona

Doutor pela Universitat de Barcelona. Professor na Facultat de Belles Arts/Universitat de Barcelona. Desenvolve pesquisas sobre Educação Artística e Estudos de Masculinidades.

Downloads

Publicado

2018-12-13

Como Citar

BALISCEI, J. P.; CALSA, G. C.; GARCÍA, F. H. Leitura de imagens e ensino de arte: representações de masculinidades no filme "O Peixe". Visualidades, Goiânia, v. 16, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/vis.v16i2.49074. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/49074. Acesso em: 24 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos