Folguedos no Rio Grande do Sul: estudos iniciais sobre folclore de margem

Autores

  • Beliza Gonzales Rocha Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0002-4755-927X
  • Sabrina Marques Manzke Universidade Federal de Pelotas
  • Thiago Silva de Amorim Jesus Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v16i1.47193

Palavras-chave:

Folclore de Margem – Manifestações Populares – Folguedos

Resumo

Este trabalho visa socializar resultados iniciais do Projeto de Pesquisa XXX. Esse projeto se propõe a mapear, registrar e difundir as expressões folclóricas contidas nas manifestações encontradas e que estão à margem da cultura dominante, partindo de alinhamento teórico referenciado em trabalhos sobre danças e folclore do RS e sobre a dualidade margem-centro. O trabalho realizou o mapeamento inicial identificando 22 manifestações entre folguedos, danças e festas. No momento, o estudo encontra-se em fase de aprofundamento da pesquisa teórica articulada com uma preparação de cunho metodológico-etnográfico para a realização da pesquisa de campo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beliza Gonzales Rocha, Universidade Federal de Pelotas

Licencianda em Dança no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas/RS. Graduada em Teatro com Habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS). Bolsista CNPq do Projeto de Pesquisa Folguedos e Danças Folclóricas Marginais do e no Rio Grande do Sul. Bailarina da Abambaé Companhia de Danças Brasileiras. Tem como área de estudos manifestações populares.

Sabrina Marques Manzke, Universidade Federal de Pelotas

Licencianda em Dança, no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas/RS. Mestre em Antropologia e Especialista em Arte – Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas(UFPel). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pelotas(UCPel). Bolsista FAPERGS do Projeto de Pesquisa Folguedos e Danças Folclóricas Marginais do e no Rio Grande do Sul.

Thiago Silva de Amorim Jesus, Universidade Federal de Pelotas

Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Dança e Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais no Centro de Artes da UFPel. Doutor em Ciências da Linguagem (UNISUL/SC) e Licenciado em Dança (UNICRUZ/RS). Coordenador do Núcleo de Folclore - NUFOLK e Líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Culturas Populares, onde coordena o Projeto Folguedos e Danças Folclóricas Marginais do e no Rio Grande do Sul. Artista Popular da Abambaé Companhia de Danças Brasileiras.

Referências

ARISTÓTELES. Metafísica. 2ª Ed. Lima, Peru: Editorial Universo, 1977.

BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

CARNEIRO, Edison. A sabedoria popular. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO. Comissão Nacional de Folclore. VIII Congresso Brasileiro de Folclore. 12 a 16 de dezembro de 1995. Salvador, Bahia: [s.e.], 1995.

CAVALARI, Rossano Viero. Dicionário de Cruz Alta: histórico e ilustrado. Porto Alegre, Martins Livreiro Editor, 2011.

CÔRTES, Gustavo Pereira. Dança, Brasil! Festa e Danças Populares. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2000.

CÔRTES, J. C. Paixão. Folclore Gaúcho: festa, bailes, música e religiosidade rural. Porto Alegre: CORAG, 2006.

FRADE, Cascia. Folclore. São Paulo: Global, 1997.

GOLIN, Tau. A ideologia do gauchismo. Porto Alegre: Tchê, 1983.

HOFFMANN, Carmen Anita. A trajetória do curso de dança da UNICRUZ: 1998 – 2010. 2015, 196f. Tese (Doutorado em História) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

JESUS, Thiago Silva de Amorim. Corpo, Ritual, Pelotas e o Carnaval: Uma análise dos desfiles de rua entre 2008 e 2013. 2013, 367f. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, 2013.

LESSA, Barbosa. Rio Grande do Sul, Prazer em conhecê-lo!. Rio de Janeiro: Globo, 1984.

MARQUES, Lilian Argentina B. et al. Rio Grande do Sul: Aspectos do Folclore. Porto Alegre, Martins Livreiro, 2004.

OLIVEN, Ruben George. A parte e o Todo: a diversidade cultural no Brasil-nação. Petrópoles: Vozes, 2006.

PRYSTHON, Angela. Margens do Mundo: a periferia nas teorias do contemporâneo. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 1, n. 21, p. 43 – 50, agosto 2003.

ROCHA, Clóvis. O ABC das Danças Gaúchas de Salão. Porto Alegre, Martins Livreiro, 2002.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

ROCHA, B. G.; MANZKE, S. M.; JESUS, T. S. de A. Folguedos no Rio Grande do Sul: estudos iniciais sobre folclore de margem. Visualidades, Goiânia, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/vis.v16i1.47193. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/47193. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos