O corpo feminino, o movimento e a fluidez: as ninfas em Victor Meirelles e Pedro Américo
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v15i1.45086Palavras-chave:
imagem, corpo feminino, Ninfa.Resumo
A presente pesquisa aborda a construção corpórea feminina na pintura brasileira do século XIX. O estudo visa problematizar os corpos femininos formulados a partir dos parâmetros da recém instaurada Academia de Artes no Brasil em diálogo com as questões teórica elaboradas por Aby Warburg e Georges Didi-Huberman, em especial com a Ninfa. A Ninfa perpassa a produção de Aby Warburg, que figurara particularmente em sua tese doutoral, seus escritos sobre Domenico Ghirlandaio e seu Atlas Mnemosyne. A Ninfa será principalmente pensada nas pinturas de destacados pintores oitocentistas brasileiros, tais quais: Victor Meirelles e Pedro Américo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.