Artemídia envolvente: a cianotipia em suas implicações técnicas e funções poéticas
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v15i1.41505Palavras-chave:
Fotografia, Cianotipia, ArtemídiaResumo
Este artigo concebe a práxis em artes visuais numa realidade tangencial à elaboração da imagem fotográfica, vislumbrando o signo fotográfico como construtor de conhecimentos e inter-relacionamentos com outros meios e manifestações plásticas, inserindo-o no conceito da fotoescultura. Representa a união da cianotipia, da fotoescultura e da pintura em busca de expressões e poéticas visuais. A cianotipia, que possibilita a fabricação artesanal da emulsão fotográfica, aliada aos processos artemidiáticos, ampliam a aplicação em suportes diferenciados e o jogo de recortes e interferências nesses suportes. As funções poéticas se complementam na envoltória do corpo como um fetiche e um objeto de desejo.
Downloads
Referências
BAZIN, André. Ontologia da imagem fotográfica. In: XAVIER, Ismail. (org.). A experiência do cinema - antologia. Tradução de Teresa Machado. Coleção Arte e Cultura. Rio de Janeiro: Edições Graal/ Embrafilme, 1983, p. 121-128.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras escolhidas. 2ª edição. São Paulo: Brasiliense, 1986.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1994.
MACHADO, Arlindo. A fotografia como expressão do conceito. In: Revista Studium, nº. 02. Campinas: UNICAMP, 2000. Disponível em: . ISSN 1519-4388. Acessado em maio de 2004.
MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Rio de Janeiro; Zahar, 2007.
MACHADO, Arlindo. Repensando Flusser e as imagens técnicas. Ensaio apresentado no evento Arte en la era electrónica - perspectivas de una nueva estética. Barcelona: Centre de Cultura Contemporania de Barcelona, de 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 1997.
MONFORTE, Luiz Guimarães. Fotografia pensante. São Paulo: SENAC, 1997.
NÉRET, Gilles. Arte erótica. Alemanha: Taschen, sem data.
RÉNAUD, Alain. Pensare l´immagine oggi: nuove immagini, nuovo regime del visibile, nuovo immaginario. In: V.A., Videoculture di fine secolo. Napoli: Liguori, 1989, pp. 11-27.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.