Narrativas híbridas: o estático e o móvel no vídeo “911” do coletivo Cia de Foto
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v14i2.40162Resumo
Este artigo propõe-se a analisar o vídeo “911”, produzido pelo coletivo de fotógrafos Cia de Foto, a fim de refletir sobre as suas características técnicas e estéticas que apontam para novas formas de edição e apresentação dos temas no documentário fotográfico contemporâneo. Ao mesclar fotografias estáticas e imagens em movimento, o coletivo desafia o modelo tradicional da narrativa realista do fotojornalismo e do documentarismo clássico empregado ao longo de todo o século XX, assumindo abertamente a ficção como possibilidade para a construção de novas visualidades e representações sobre as questões sociais no mundo hoje.
Palavras-chave: Fotodocumentário, narrativas híbridas, Cia de Foto
Downloads
Referências
Referências bibliográficas
BEAUMONT, Newhall. The History of Photography. New York: MOMA, 5th edition, 1997.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinema e pós-cinema. Campinas, Papirus, 1997.
MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise Crítica da Narrativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2013.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.
SUTTON, Damian. Photography, cinema, memory: the crystal image of time. Minneapolis, Minnesota Press, 2009.
Sites consultados:
www.paratyemfoco.com/blog
www.ciadefoto.com
www.olhave.com.br/blog
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.