Algumas demonstrações para introduzir a arte da performance
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v14i2.38552Resumo
O texto traz algumas noções relativas à performance a partir de exemplos, alguns bastante conhecidos do público especializado, para introduzir questões básicas em torno desse tipo de manifestação, apresentando célebres obras performáticas. Pressupondo que a performance ainda não seja uma arte familiar para a maior parte das pessoas, uma breve história de suas origens e marcos principais é traçada. A intenção é mostrar como se constitui essa arte, suas relações com as intensidades do corpo e o porquê da performance ser considerada “arte viva” e não de representação.
Palavras-chave: Arte viva, história da performance, presença.
Downloads
Referências
ABRAMOVIC, Marina. In Abramovic Method. Disponível em: <http://www.marinaabramovicinstitute.org/mission/the-abramovic-method > Acesso em: 05/09/2015.
AUSLANDER, Philip. The Performativity of Performance Documentation. In
Performing Arts Journal n.84, 2006, p.1-10. Em: Performatus, São Paulo, Ano 2 Nº7 Nov/2013. ISSN 2316-8102. Disponível em: http://performatus.net/perf-doc-perf > Acesso em: 05/09/2015.
BERGSON, Henri. Matéria e Memória. Trad. Paulo Neves da Silva. São Paulo: Editora Martin Fontes, 1990, p.09.
CARLSON, Marvin. Introdução crítica aos Estudos da Performance. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010, p.12.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002, p.66,97.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pal Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992, p.143.
DELEUZE, Gilles. Cinema II - Imagem-Tempo. Trad. Eloisa de Araujo Ribeiro. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990, p 62.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs Vol.5. 2ª Edição. São Paulo: Editora 34, 1997, p.25.
DELEUZE, Gilles. A Ilha Deserta. Org. e Trad. Luiz Orlandi. São Paulo: Iluminuras, 2006, p.177.
GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance. 2ª Edição. São Paulo: Perspectiva, 2011, p.65,100,118,124.
GOLDBERG, RoseLee. A Arte da Performance. Do Futurismo ao Presente. Trad. Percival Panzoldo de Carvalho. São Paulo: Martins Fontes, 2006, p.116,118,135.
GOMPERTZ, Will. Isto é Arte?:150 anos de arte moderna do impressionismo até hoje. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p.330,331,335,337.
GUATTARI, Félix. Caosmose. Trad. Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 2012, p.127.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2009.
REVISTA DAS ARTES. Rio de Janeiro: Editora O Selo. Ano 5 N.30, Bimestral, Out/Nov 2013.
SCHECHNER, Richard. O que é performance? Em Performance studies: an introducción, second edition. New York & London: Routledge, 2006, s/p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.