O renascimento da relação entre a arte e a ciência: discussões e possibilidades a partir do Codex entre Galileo e Cigoli no século XVII
Resumo
A pesquisa compreende a relação entre a arte e a ciência no Renascimento a partir das relações maduras entre Galileo Galilei (1564-1642) e Lodovico Cardi (1559-1613), conhecido como Cigoli. Iniciamos os estudos com Madonna Assunta, pintada num afresco por Cigoli na cúpula da capela Paolina na Basílica Papale di Santa Maria Maggiore (1610-1613), em Roma, por intermédio da análise de três fontes primárias: o Sidereus nuncius (1610) e o Istoria e Dimostrazione sulle Macchie Solari e loro Accidenti (1613), de Galileo Galilei, o carteggio fra Cigoli e Galileo (1609-1613) e imagens obtidas in loco (fotografias e filmagens realizadas pela autora). O objetivo geral da pesquisa foi compreender a relação entre a arte e a ciência e, por meio desta compreensão, repensar propostas teórico-práticas de reaproximação entre elas. Acreditamos que, ao analisar com profundidade o relacionamento entre arte e ciência com base na obra de Cigoli, na sua lua craterada, poderemos compreender como se deu esse processo e repensar a complexidade da questão do conhecimento fragmentado que encontramos hoje. A hipótese principal levantada é a de que o relacionamento arte-ciência no Renascimento pode apontar caminhos para se realizar propostas efetivas para que a ciência e a arte novamente se reaproximem e forneçam a construção de novos conhecimentos. Pela análise da imagem da Madonna, verificamos que no afresco de Cigoli, houve a representação da lua não mais sob as imposições dos cânones religiosos, mas sim, a partir de um quadro de uma nova ciência. A fundamentação teórica adotada para a pesquisa foi a Fenomenologia pelo fato de privilegiar a compreensão e a análise crítica dos fenômenos com procedimentos adequados e adaptados para a ciência e a arte. Para a análise da imagem utilizamos a metodologia de Panofsky (2007). Mediante a análise das cartas, desenhos e pinturas, podemos entender como se desenvolveu o conhecimento de ambos: Cigoli e Galileo. As cartas fazem parte de uma correspondência particular entre os dois personagens. Nestas discutiam vários assuntos, mas o foco repousava nas questões das descobertas realizadas por Galileo utilizando o telescópio e de como seu amigo Cigoli acompanhava tais descobertas. Esta pesquisa contribuiu com questionamentos sobre propostas teórico-práticas embasadas na reaproximação entre a arte e a ciência, a exemplo do que ocorreu no Renascimento.Downloads
Referências
Submissão de resumo de tese
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.