A técnica da escultura em madeira com máscara de chumbo policromada: a contingência dos Cristos da Paixão da Ordem Terceira do Carmo de Ouro Preto (MG)

Autores

  • Lia Sipaúba Proença Brusadin (UFMG, Brasil) Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Regina Emery Quites (UFMG, Brasil) UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v14i1.35014

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as técnicas e materiais das esculturas da Paixão de Cristo, localizadas nos retábulos laterais da nave e do consistório da Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Ouro Preto, Minas Gerais. Enfatizou-se a tecnologia da escultura em madeira com máscara de chumbo policromada, comum na Espanha e países andinos nos séculos XVII e XVIII, é rara em Minas Gerais. A metodologia aplicada foi o levantamento bibliográfico nas áreas de história, arte; investigação in loco e registro fotográfico dos Cristos da Paixão. Tais imagens devem ser preservadas e reconhecidas como importante fonte de pesquisa histórica, artística e social.

Palavras-chave: Escultura policromada em madeira, máscara de chumbo, Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Ouro Preto

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Biografia do Autor

Lia Sipaúba Proença Brusadin (UFMG, Brasil), Universidade Federal de Minas Gerais

História e Artes

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Publicado

2016-09-08

Como Citar

SIPAÚBA PROENÇA BRUSADIN (UFMG, BRASIL), L.; EMERY QUITES (UFMG, BRASIL), M. R. A técnica da escultura em madeira com máscara de chumbo policromada: a contingência dos Cristos da Paixão da Ordem Terceira do Carmo de Ouro Preto (MG). Visualidades, Goiânia, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/vis.v14i1.35014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/35014. Acesso em: 12 nov. 2024.