Novas Configurações do Ofício Artesanal no México: ser artesão-artista
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v13i2.34276Resumo
O presente trabalho é parte de um projeto de pesquisa de caráter etnográfico que busca analisar o trabalho criativo de artesãos-artistas mexicanos. O objetivo é pensar sobre algumas novas configurações que vêm tomando o ofício artesanal nesse contexto e de modo mais específico sobre a inserção de artesãos no circuito da arte. Participações em concursos artesanais, feiras, exposições em galerias e museus são alguns desses novos cenários para difundir e reconhecer o trabalho dos artesãos-artistas.
Palavras-chave: arte, artesanato, artesãos-artistas
Downloads
Referências
ANDRADE, Mario (1938) O artista e o artesão. Disponível em http://www.eba.ufmg.br/alunos/kurtnavigator/arteartesanato/filos-03-artesao.html
BARBOSA, Ana Mae (2009) Arte y Cultura. Encuentro Nacional sobre Arte y Diversidad Cultural. Perú, 05 al 07 de noviembre de 2009. Disponible en:
http://encuentroeducacionarte.blogspot.mx
BASTIDE, Roger (2006) Arte y Sociedad. Fondo de Cultura Económica, México.
BECKER, Howard (2008) Los mundos del arte. Sociología del trabajo artístico. Universidad Nacional de Quilmes Editorial, Bernal.
________________(1978) Arts and Crafts. American Journal of Sociology, Vol. 83, No. 4 (Jan., 1978), pp. 862-889.
BELTING, Hans (2007) Antropología de la imagen, Katz Editores, España.
BOVISIO, María Alba (2002) Algo más sobre una vieja cuestión: arte vs artesanías, FIAAR, Buenos Aires.
BOURDIEU, Pierre (2010) El sentido social del gusto. Elementos para una sociología de la cultura. Siglo Veintiuno Editores, Buenos Aires.
ESCOBAR, Ticio (2007) El mito del arte y el mito del Pueblo. Cuestiones sobre arte popular. RP Ediciones/Museo del Barro, Asunción.
FISCHER, Ernst (1983) A necessidade da arte, Editora Cortez, São Paulo.
FREITAG, Vanessa (2014) “Entre arte e artesanías: elementos para pensar el oficio artesanal en la actualidad”, em: El Artista, nro.11, diciembre, p.129-143, Colombia.
GELL, Alfred (1998) Art and argency. An Anthropological theory. Clarendon Press, Oxford.
GOOD, Catherine (2010) La antropología del arte en México. En: ARAIZA HERNÁNDEZ, Elizabeth, (Ed.), Las artes del ritual. Nuevas propuestas para la antropología del arte desde el occidente de México, El Colegio de Michoacán, Zamora.
MARTINS, Raimundo; SÉRVIO, Pablo Passos (2012) “Polemicas e indagacoes acerca das classificacoes da cultura: alta, baixa, folk, massa” em: Visualidades, Goiania, Brasil, v.10.n.1, jan-jun, pp.129-149.
MICHAUD, Yves (2007) El arte en estado gaseoso. Ensayo sobre el triunfo de la estética, Fondo de Cultura Económica, México.
NOVELO, Victoria (2002) Ser indio, artista y artesano en México, en Espiral, No. 25, Vol. 9, septiembre-diciembre, Universidad de Guadalajara, Guadalajara, pp.165-178.
______________ (1997). Las artesanías mexicanas. En E. Florescano (Coord.), El patrimonio nacional de México, II (pp.111-129). Fondo de Cultura Económica, México.
PÉREZ MARTÍNEZ, Herón (2010, octubre) El sentido de las artesanías en el concierto de la cultura. Comunicación presentada en XXXII Coloquio de antropología e Historia Regionales, Zamora, México.
RAMOS, Everardo (2010) “Do mercado ao museu: a legitimacao artística da gravura popular”, em:Visualidades, v.8, n.1, Goiania, Brasil, pp.39-57.
SENNETT, Richard (2009) El artesano. Editorial Anagrama, Barcelona.
SHINER, Larry (2010) La invención del arte. Una historia cultural. Paidós: Barcelona-Buenos Aires-México.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.