Interdisciplinaridade para engajamento social: estudo experimental em arte e design
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v13i2.34274Resumo
Num mundo em contínuas transformações e com uma população acima dos sete bilhões, igualdade social e sustentabilidade ambiental requer inovações e soluções inclusivas. Hoje, práticas interdisciplinares no campo da arte e do design têm capacidade de sensibilização social e engajamento em questões relacionadas com a saúde. Arte e design combinam métodos artísticos tradicionais com tecnologia e sistemas interativos com vistas a comunicar pesquisas científicas cujos objetivos sejam a resolução de problemas. Processos interdisciplinares de criação abrem portas a uma variedade de esforços colaborativos na busca de soluções proativas para questões ambientais e sociais.
Palavras-chave: consciência social, arte e design, pesquisa interdisciplinar
Downloads
Referências
ARNASON, H. H; MARLA F. PRATHER, History of Modern Art, New York: Harry N. Abrams INC, p 217-235, 1998.
ART SPIEGELMEN’S RETROSPECTIVE 2015, Art Gallery of Canada, Ottawa, Canada, 23 February 2015. <http://www.ago.net/exhibitions>, Access 26 Feb. 2015.
BIERUT, MICHAEL, Why Designers Can't Think, In: Ed. Lauren Nelson, In Seventy-nine Short Essays on Design, New York: Princeton Architecture Press, p 14-18, 2007.
BIPOLAR SYMPOSIUM, Mental Health and Awareness Initiative, University of Alberta, Edmonton, Canada, January 31, 2013.
BODY WORLDS, 2006-2015, internet, 24 February 2015, <http://www.bodyworlds.com/en/prelude/ny.html>, Access, 23 Feb 2015.
COSGROVE, DENIS E, Introduction To Social Formation and Symbolic Landscape, In: Ed. James Elkins; Rachael Ziady DeLue, Landscape Theory, New York: Routledge, p 17-42, 2008.
DE BONO, EDWARD, Serious Creativity: Using the Power of Lateral Thinking to Create New Ideas, Canada: Harper Collins, 1993.
DIESBOECK, THOMAS S; D LAIN COUZIN, Collective Behaviour in Cancer Cells, BioEssays, Wiley Periodicals Inc., vol.31, no.2, Feb. 2009, Available at. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/bies.v31:2/issuetoc, p 190-197, Access 27 Feb 2015.
HARRIS, DIANNE, Self and Landscape, In: Ed. James Elkins; Rachael Ziady DeLue, Landscape Theory, New York: Taylor and Francis Group, p 187-194, 2008.
LAMENTATIONS. Perf. Gary James Joynes and Scott Smallwood. dc3, Edmonton, Alberta, Canada, 4 May 2014. sound art.
MARGOLIN, VICTOR. Doctoral Education in Design: Problems and Prospects, Design Issues 26, no. 3, p 70-78, 2010.
MCDONALD, COLM, et al. Bipolar Disorder: The Upswing in Research and Treatment, UK: Taylor and Francis, 2005.
MERLEAU-PONTY, MAURICE. Phenomenology of Perception. book e library. London: Taylor and Francis Group , 2005, Available at. https://wiki.brown.edu/confluence/download/attachments/73535007/Phenomenology+of+Perception.pdf, Access, 26 January 2015.
MORAN, JOE. Interdisiciplinarity. New York: Routledge, 2010.
NEIDERHELMAN, MELISSA, Education Through Design, Design Issues 17. No.3. p.83-87. 2001.
NELSON PACKARD, LAUREN, ed. Why designers Can't Think: In Seventy-Nine Sort Essays on Design, New York: Princeton Architectual Press, 2007.
PARLEE, BRENDA. Traditional Knowledge Overview for the Athabasca River watershed:Contributed to the Athabasca Watershed Council State of the Watershed Phase 1 report, May 2011, Athabasca Watershed Council, pdf. 6 November 2014, <http://www.awc-wpac.ca/sites/default/files/Athbasca%20River%20Watershed%20SOW%20Phase%201%20TK%20report_FINAL_20110603.pdf>, Access 1 Dec 2014.
PETERSEN, ANNE RING, et al., Contemporary Painting in Context, Copenhagen: Museum Tusculanum Press, 2010.
REPKO, ALLEN F. Interdisciplinary Research: Process and Theory. California: Sage Publications, Inc., 2008.
ROOSENDAAL, TON, Blender home, 28th July 2005. Available at. <http://www.blender.org/>., Access, 16th February 2015.
SAHLBERG, PASI, The Role of Education in promoting Creativity: Potential Barriers and Enabling Factors, Sahlberg, Pasi, Measuring Creativity, Luxemburg: OPOCE, p 337-344, 2010.
SPIRN, ANNE WHISTON. One with nature: Landscape, Language, Empathy and Imagination, Ed. James Elkins and Ziady Rachael DeLue, Landscape Theory, New York: Routledge, p 43-67, 2008.
TIMONEY, KEVIN P, A Study of water and Sediment Quality as Related to Public Health Issues, Fort Chipewyan, Alberta." Dec 2007. Connecting the Drops. pdf. 28 June 2010, <http://www.connectingthedrops.ca/docs/fc-final-report-revised-dec2007.pdf>. Access 15 Nov 2014.
WELLS, HOPE, Collaborative Talk, Chamberlain, Andrew, 20 November 2013, conversation.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.