Hipervisibilidade e self-disclosure: novas texturas da experiência social nas redes digitais

Autores

  • Carla de Abreu Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v13i2.34196

Resumo

A emergência das redes sociais alterou as formas de expressão e de socialização nas sociedades contemporâneas, influenciando as maneiras como nos relacionamos com o outro e com as visualidades. Hoje, as pessoas estão aprendendo a manejar qualitativamente aspectos de sua identidade para serem publicados nas interfaces sociais. Mediadas pelas tecnologias, essas pessoas estão experimentando novos posicionamentos de gênero e sexualidade. As reflexões deste artigo partem dos resultados parciais da investigação de doutorado e examina as práticas de ver e ser visto nas redes sociais, em particular, se centra em duas questões determinantes para entender essas experiências desde o digital: hipervisibilidade e self-disclosure. 

Palavras-chave: hipervisibilidade, autorrevelação, redes sociais


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Biografia do Autor

Carla de Abreu, Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Artes Visuais.

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Publicado

2016-04-15

Como Citar

DE ABREU, C. Hipervisibilidade e self-disclosure: novas texturas da experiência social nas redes digitais. Visualidades, Goiânia, v. 13, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/vis.v13i2.34196. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/34196. Acesso em: 28 set. 2022.