Em busca do outro/Em busca de si: colaboração, engajamento, interesses mútuos e cruzamento de competências em processos artísticos
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v13i2.34195Resumo
O presente artigo busca traçar algumas considerações acerca de trabalhos de arte de cunho mais processual e colaborativo, nos quais os papéis do artista, obra e público são deslocados de suas posturas mais tradicionais e provocam questionamentos no próprio fazer artístico. A preocupação com as especificidades do local ganha outras nuances quando este não é mais concebido como um espaço-receptáculo, mas sim explorado e ouvido em suas diversas esferas e camadas a fim de que dinâmicas de desterritorialização possam atuar e reinventar modos de vida. Serão analisados alguns conceitos-chave, como o da “arte socialmente engajada”, além de relatar o projeto de criação de uma rádio comunitária e seus desdobramentos na região periférica de Florianópolis.
Palavras-chave: arte colaborativa, arte socialmente engajada, cruzamento de competências
Downloads
Referências
BHABHA, Homi K. Double Visions. Artforum, January 1992. p. 88.
BISHOP, Claire. A virada social: colaboração e seus desgostos. In: Revista Concinnitas. Ano 9, Vol. 1, No. 12, julho 2008. Disponível em <http://www.concinnitas.uerj.br/arquivo/revista12.htm> Acesso em 10 de maio de 2009.
BLANCO, Paloma et al. (org.) Modos de hacer: arte crítico, esfera pública y acción directa. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2001.
GUATARRI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. 7. Ed. rev. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
HOUAISS, Dicionário eletrônico. Sem dados. 2015.
KESTER, Grant H. Colaboração, arte e subculturas. In: HARA, Helio. (Org.) Caderno Videobrasil 02 - Arte Mobilidade Sustentabilidade. São Paulo: Associação Cultural Videobrasil, SESC São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.sescsp.org.br/sesc/videobrasil/vbonline/bd/index.asp?cd_entidade=483578&cd_idioma=18531 Acesso em 30 abr 2008.
_______________. Conversation pieces: collaboration and artistic identity. In: Unlimited Partnerships: Collaboration in Contemporary Art, CEPA Gallery. Buffalo: New York, 2000. Disponível em: <http://digitalarts.ucsd.edu/~gkester/Research%20copy/Partnerships.htm> Acesso em: 31 mai. 2008.
KWON, Miwon. Um lugar após o outro: anotações sobre Site Specificity. In: Revista October 80, 1997.
LADDAGA, Reinaldo. Estética de la emergência: la formación de otra cultra de las artes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2006.
NOVAES, Mariana. OLHAR OLHARES CHIQUES: processos em espaço de arte colaborativa. 2012. Dissertação (Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) Escola de Belas Artes (EBA), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, 2012.
OLIVEIRA, Luiz Sérgio de. Arte, democracia, inclusão do artista, geovanguardas e outras conversas. In: LAMPERT, Jociele; MACÊDO, Silvana Barbosa. Arte e Política: inquietações, reflexões e debates contemporâneos (Simpósio de Integração das Artes Visuais: arte e política, 2009). Florianópolis: [s. n.], 2010. 291 p.
WASEM, Marcelo. Radiofonia Cartográfica: sintonias e deslocamentos em processos de arte colaborativa. 2013. Tese (Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) Escola de Belas Artes (EBA), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, 2013.
WASEM, Marcelo; NOVAES, Mariana. Arte pública no contexto atual: relações de empoderamento e contaminação no processo de criação da Rádio Comunitária do Monte Cristo. In: 18º Encontro Nacional Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2009, Salvador. Anais do Encontro Nacional da ANPAP (Online). Salvador: EDUFBA, 2009.
WRIGHT, Stephen. The Delicate Essence of Artistic Collaboration. In: Third Text, vol. 18, n. 6, pp. 533–545, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.