Arte contemporânea: do que se trata? Notas feitas através da leitura do livro “The contingente object of contemporary art” de Martha Buskirk

Autores

  • Pérola Mathias Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v13i2.34101

Resumo

O que designa exatamente aquilo que chamamos de “arte contemporânea” nos dias atuais? Essa expressão é um rótulo estético, um estilo, um gênero, um período histórico ou o quê? A respeito de certos artistas argumentarem que faz arte contemporânea aquele que produz arte no seu tempo presente, este texto busca deslindar a complexidade de questões sobre este “paradigma” artístico através da leitura do livro The contingent object of contemporary art de Martha Buskirk. A autora, além da problematização sobre a contingência do objeto, traz questões acerca da autoria, originalidade e inserção dos novos modos de produção e fruição no mundo da arte. 

Palavras-chave: arte contemporânea, autoria, obra de arte

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pérola Mathias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e mestre pela mesma instituição.

Referências

BARTHES, Roland. A morte do autor. In: O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. BENJAMIN [et. al.]; tradução Marijane Lisboa e Vera Ribeiro; Tadeu Capistrano (org.). Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

BURSKIRK, Martha. The contingent object of contemporary art. Massachussets: Mitpress, 2003.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? (1969) In: Ditos e Escritos – Estética: literatura e pintura; música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

HEINICH, Nathalie. Práticas da arte contemporânea: uma abordagem pragmática a um novo paradigma artístico. Sociologia&Antropologia. Rio de Janeiro. Vol. 04.02:351-372, Outubro, 2014.

HUYSSEN, Andreas. Escapando da amnésia – O museu como cultura de massa. In : Memórias do modernismo. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997.

Downloads

Publicado

2016-04-15

Como Citar

MATHIAS, P. Arte contemporânea: do que se trata? Notas feitas através da leitura do livro “The contingente object of contemporary art” de Martha Buskirk. Visualidades, Goiânia, v. 13, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/vis.v13i2.34101. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/34101. Acesso em: 18 abr. 2024.