A #imagem e o #sujeito: a percepção da imagem a partir do Instagram
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v13i1.33657Resumo
Este trabalho é parte da dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA e visa compreender a relação existente entre imagem e memória no Instagram. Para isso, verificou-se o universo da imagem e sua interação com o indivíduo, dialogando com as modificações quanto sua constituição a partir do desenvolvimento dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, principais meios pelos quais se pode utilizar o Instagram. Com isso, frisou-se a relação dos indivíduos em Rede, por meio dessas zonas de interconexão, entretanto, percebe-se um encaminhamento para uma relação individualizada com outros atores sociais, onde, os grupos são montados de forma autorreferente e dessa forma, as relações se tornam mais fluidas e menos presenciais. A pesquisa ressalta a questão do fenômeno da memória a partir da imagem, tendo como abordagem metodológica a fenomenologia, visto que representa a construção de um imaginário a partir das experiências vividas.
Palavras-chave: Imagem, Instagram, rede social
Downloads
Referências
ALVES, Rubem. Retratos de amor. Campinas-SP, Papirus, 2002
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna, São Paulo, Companhia das Letras, 1992
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora: nova versão, São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2005
AUMONT, Jacques. A Imagem, Campinas – SP, Papirus, 1993
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Lisboa, Relógio d’Água, 1991
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: São Paulo, Brasiliense, 1994.
CATALÀ-DOMÈNECH. Josep M. A forma do real, São Paulo, Summus, 2011
COUCHOT, Edmond. Da Representação à Simulação: Evolução das Técnicas e das Artes da Figuração. In: (Org.), A. P. Imagem-Máquina: A Era das Tecnologias do Virtual. Tradução de Rogério Luz. p. 37 – 47, Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993
DELEUZE, Gilles. Bergsonismo, São Paulo, Editora 34, 2012
______________. A Imagem-tempo, São Paulo, Brasiliense, 2005
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios, Campinas-SP, Papirus, 1993
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para futura filosofia da fotografia, São Paulo, AnnaBlume, 2011
FOSTER, Jonathan K. Memória, Porto Alegre, L&PM, 2011
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva, São Paulo, Centauro, 2003
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica, São Paulo, Ateliê Editorial, 2009
KOSSOY, Boris. Fotografia & História, São Paulo, Ateliê Editorial, 2001.
MERLEAU-PONTY. Maurice. Fenomenologia da Percepção, São Paulo, Martins Fontes, 1999
PARENTE, André. Os Paradoxos da Imagem-Máquina. In: (Org.), A. P. Imagem-Máquina: A Era das Tecnologias do Virtual. Tradução de Rogério Luz. p. 7 – 33, Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993
SANTAELLA, Lucia. Imagem: cognição, semiótica, mídia, São Paulo, Iluminuras, 2012
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.