Mapas de interseções na educação em visualidades: evento artístico como pedagogia - DOI 10.5216/vis.v11i2.30689
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v11i2.30689Resumo
Este artigo explora o evento artístico como pedagógico na Educação em Visualidade. Se situa no encontro entre a virada da visualidade na educação e a virada pedagógica na arte. Tendo como base a Pedagogia Cultural procura abranger como e em que condições o evento artístico pode ser ao mesmo tempo um evento pedagógico e de que maneira se instituem os espaços que promovem eventos educacionais como experiências estéticas. Neste artigo apontam-se bases conceituais e metodológicas que permitem distinguir o espaço de interseção entre a arte e a Educação em Visualidade e suas implicações políticas e culturais: Arte Participante, Pedagogia Cultural e as relações entre política e estética. Neste sentido analisa-se o cruzamento de fronteiras tanto na arte como na educação e criam-se possibilidades de entendimento de uma pedagogia de dissenso.
Palavras-chave: Cultura visual, pedagogia cultural,educação em visualidade,virada da visualidade, virada pedagógica
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.