A arte pictórica de Artemísia Gentileschi nos olhares generificados da história - DOI 10.5216/vis.v10i1.23093
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v10i1.23093Resumo
O presente texto busca analisar duas imagens pictóricas: Il suicídio di Lucrezia (1640-1642) de Guido Reni e Lucrezia (1621) de Artemísia Gentileschi. Propomos, sobretudo, uma investigação em torno do que teria sustentado o temperamento desafiador de Artemísia Gentileschi diante da sociedade e da moral da Roma seiscentista . Entendemos que os dramas pessoais, dos quais destacamos a tortura das Sibilas, sofrida pela pintora quando jovem, o exame ginecológico do seu corpo e a luta por um espaço no mundo da criação artística, são questões que marcaram a vida e a obra da artista. Assim, realizamos um estudo interdisciplinar e norteado pelo conceito de gênero.
Palavras-chave: Artes, gênero, Artemísia Gentileschi
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.