Memória e topofilia no semi-árido baiano: imagens do cotidiano de velhos agricultores do sisal - DOI 10.5216/vis.v9i2.19855
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v9i2.19855Resumo
O intuito deste artigo é apreender os sentidos produzidos
por velhos agricultores do município de Valente (Bahia,
Brasil) sobre seu lugar, tomados como ponto de partida
para a compreensão de suas relações no ambiente. Para
tanto, nos apoiamos em narrativas, bem como em registros
fílmicos, adotados como matéria prima para a construção
de uma memória sobre o lugar, inextricavelmente
articulada às vivências cotidianas dos velhos e suas
representações do passado, atuando como coadjuvante na
interpretação de sua realidade.
Palavras-chave: Registro fílmico, região sisaleira, memória coletiva
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.