Tecnologia e arte digital: um estudo sobre imagens virtuais e dispositivos móveis (mídias móveis) - DOI 10.5216/vis.v9i1.18370
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v9i1.18370Resumo
A sociedade se apresenta em meio a uma grande revolução informacional, desenvolvendo no homem sensibilidades corporais e relações sociais totalmente diferente das apresentadas nos séculos passados. Desta maneira, a era digital em que vivemos faz com que muitos artistas iniciem um intenso diálogo com os meios virtuais, fazendo uso das interfaces e redes como ferramentas para o desenvolvimento de seus trabalhos. Analisando a utilização das mídias móveis através do trabalho da artista Giselle Beiguelman, uma das questões que se faz premente no cenário artístico é se a arte e as tecnologias contemporâneas podem co-habitar um mesmo espaço reflexivo dentro dos processos criativos dos artistas. Concluímos que as novas tecnologias tornam-se onipresentes ao ponto de não podermos discernir claramente onde começam e onde terminam, por isso é natural que comecemos a conviver com a humanização das tecnologias, uma humanização através das manifestações artísticas em seus desdobramentos sensíveis nas mãos de artistas como Beiguelman.Palavras-chave: Arte, tecnologia, comunicação
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.