Gravura expandida: as Mostras da Gravura dos anos 1990 - DOI 10.5216/vis.v8i2.18274
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v8i2.18274Resumo
Enquanto existiu, de 1978 a 2000, a Mostra da Gravura de Curitiba foi, no campo da arte, um dos principais eventos periódicos do país. Responsável por atrair gravadores de todos os estados, a Mostra chegou a atingir uma escala internacional durante a década de 1990. Idealizada com o objetivo manifesto de defender a autonomia técnica da chamada “gravura original”, a exposição precisou, contudo, reavaliar seus pressupostos conceituais ao longo dos anos 1990, o que afinal resultou tanto na expansão do conceito de “gravura”, quanto no fim das próprias Mostras. Buscando evidenciar as principais transformações ocorridas nesse processo histórico, este artigo analisa alguns documentos pontuais, confrontando-os com breves descrições das Mostras ocorridas nos anos 1990.
Palavras-chave: Arte contemporânea, gravura expandida, Mostra da Gravura
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.