Condução de usuários em sites de relacionamento: a construção da audiência
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v8i1.18245Resumo
O objetivo dessa pesquisa é identificar os processos de condução de usuários de websites sociais assentados na definição de Web 2.0, via interfaces gráficas, a partir de estratégia voltada para elementos lúdicos, visando o aumento da freqüência e permanência nestes sites, logo, o aumento da audiência. Pretendo mostrar como alguns dos recursos próprios da web, muitas vezes proclamados como libertários, acessíveis, abertos a modificações pela ação participativa da audiência, como no caso da Web 2.0, podem ser utilizados para induzir o usuário à adoção de comportamentos padronizados, possibilitadores de sua captura e controle pelo site em questão, sempre no sentido do incremento da audiência. Nesta perspectiva, a pesquisa dará ênfase aos processos de mediação por interfaces gráficas, aos processos imagéticos e de interações com imagens e à colaboração participativa dos usuários e grupos de usuários no âmbito dos sites pesquisados.Palavras-chave: Interface gráfica, sites de relacionamento, Web 2.0
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.