As modelos negras na publicidade de moda no Brasil dos anos 1960 - DOI 10.5216/vis.v7i2.18190
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v7i2.18190Resumo
Neste artigo analiso como e porque, em meados dos anos 1960, a publicidade de moda da Rhodia Têxtil introduz pioneiramente modelos negras em suas campanhas veiculadas na mídia impressa (editoriais de moda, reportagens e anúncios impressos) como forma de agregar caracteres positivos às suas marcas. No período, tal inserção é uma exceção à regra, pois nas poucas vezes em que os negros apareciam na publicidade produzida no país, ocupavam frequentemente o espaço estigmatizado destinado à criadagem. Para tentar entender essa decisão, em aparente descompasso com a realidade do mercado, analiso a partir dos estudos sobre cultura visual de DUBY (1992), MAUAD (1966), BARTHES (1990); consumo e publicidade de MCCRACKEN (2003), FARIAS (2003) e FRY (2002); texto e imagem que compõem as campanhas veiculadas nas principais revistas de variedades e femininas nacionais então em circulação: Manchete, O Cruzeiro, Claudia e Jóia. Examino, ainda, porque a inserção das modelos negras em desfiles, editoriais e campanhas publicitárias no contexto da moda internacional, sobretudo nos Estados Unidos, a contar do momento em que se extingue a segregação racial, favorece a participação de modelos negras brasileiras em peças publicitárias da Rhodia Têxtil.Palavras-chave: Modelos negras, publicidade, moda
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.