O Brasil na França pelas lentes de Samuel Costa - DOI 10.5216/vis.v7i1.18133
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v7i1.18133Resumo
A proposta dessa pesquisa é analisar a produção fotográfica de Samuel Costa, goiano, morto precocemente em 1987 aos 33 anos, especificamente as imagens do Brasil que ele veiculou na Europa entre 1980 e 1985, quando viveu na França. O trabalho envolve, num primeiro momento, a identificação, catalogação e digitalização das fotografias produzidas por Samuel Costa nesse período dentro da temática escolhida para estudo, a partir de consulta ao acervo da família. O objetivo principal da pesquisa é investigar a estética documental dominante na fotografia brasileira do peri?odo, a partir da análise das fotografias de Samuel Costa. Com isso, pretendemos observar no trabalho produzido pelo fotógrafo a presença, sobretudo, de uma visualidade que evidencia questões de identidade e a criação ou não de processos que apontam para novas sintaxes visuais no contexto da produção fotográfica documental do período. Essa pesquisa pretende ainda contribuir para os estudos referentes à história da fotografia em Goiás, bastante incipientes, resgatando e divulgando a produção fotográfica de Samuel Costa.
Palavras-chave: Fotografia documental, Samuel Costa, histo?ria da fotografia
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.