Colecionando Cartões Postais: os lugares constituídos em contexto de isolamento - DOI 10.5216/vis.v7i1.18127
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v7i1.18127Resumo
Na procura da re-significação da biografia pessoal, algumas pessoas atingidas pela radiação decorrente da ruptura de um aparelho de radioterapia, contendo césio-137, em Goiânia, se tornaram guarda-memória do desastre. Entre os arquivos pessoais assim construídos, o acervo de Luiza Odete se destaca por conter uma co- lec?a?o de cartões postais de paisagens urbanas, reunida em 1987, quando ela estava isolada no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. A partir da análise desta coleção e de entrevistas orais com a colecionadora, este texto discute as seguintes questões: que lugar/es se constrói, em contexto de segregação, o olhar pousado sobre uma coleção de imagens turísticas do Rio de Janeiro? Por que colecionar cartões postais enquanto vítima de um desastre radioativo?
Palavras-chave: Cartões-postais, memória traumática, desastre radioativ
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.