El neobarroco a través de las sombras de Fernando Sinaga - DOI 10.5216/vis.v5i2.18057
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v5i2.18057Resumo
Corazón Celado (Larvatus Prodeo), 2001, e Instante Fugaz, 2001, son dos obras del artista Fernando Sinaga que exponen estructuras creativas características de la estética del arte contemporáneo. En su libro La Era Neobarroca, Omar Calabrese define la emergencia de estas estructuras como un espíritu de nuestro tiempo o, como señala Paolo Fabbri, una “estética social” que se manifiesta por razones de gusto e interés mediante propiedades afines a las barrocas, en cuanto a sus estructuras y relaciones formales, semánticas y receptivas. En este texto coincido con Calabrese al referirse a estos patrones neobarrocos como características que no son nuevas, tan sólo modelos más afines con la contemporaneidad, estructuras que excitan el interior socio-cultural y que nos ayudan a comprender el tiempo metamórfico, abierto e incierto en que se manifiesta.
Palabras claves: arte, sombra, contemporaneidad
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.