DJ Oliveira e a gravura em Goiás - DOI 10.5216/vis.v4i1ei2.18005
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v4i1ei2.18005Resumo
Este texto tem como base o estudo realizado sobre o processo de criação de gravura de DJ de Oliveira. Preocupa-se em abordar não a sua obra, enquanto produto finalizado, mas os seus modos de ação para produzir o objeto artístico. Dentre diversos procedimentos de criação desenvolvidos pelo artista quer-se destacar alguns mecanismos imaginativos que foram arquitetados por ele para produzir a gravura. Ao se optar por abordar os modos de ação do artista e não o sujeito ou a obra, finalizada, esclarece-se que o olhar esteve focado, ao longo da pesquisa, no se percurso para criar a gravura. Entende-se o gesto de criar como uma ação comunicativa, ao considerar a ação criadora como semiose, um gesto que se movimenta em várias direções e envolve aspectos culturais, material, memória acumulada e subjetividade. O artista ao produzir a obra colhe e filtra a matéria do ambiente sociocultural. Ao seguir seus passos, ao orientar-se pelos seus desenhos para produzir comunica-se de modo de modo intrapessoal.
Palavras-chave: processos, gravura, criação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.