A mulher índia nas produções cinematográficas da década de 70 - DOI 0.5216/vis.v1i1.17871
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v1i1.17871Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as várias maneiras utilizadas por diretores brasileiros, na década de 701, para representar as índias brasileiras. As análises aqui apresentadas baseiam-se em dados histórico-políticos, empregando as abordagens de Christian Metz sobre voyeurismo nos filmes e de Laura Mulvey sobre prazer visual e narrativa cinematográfica. Um dos pontos questionados neste trabalho é como a política cultural do Estado na época influenciou os diretores em suas representações da mulher indígena. A representação ou fabricação do outro nunca é neutra, devido às próprias fantasias, excessos, projeções, ideologias e interesses políticos dos diretores dos filmes.
Palavras-chave: filme brasileiro, índias, representação
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.