PROBLEMAS RELACIONADOS ÀS PENICILINAS NO SETOR DA PEDIATRIA DA FUNDAÇÃO ASSISTENCIAL DA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v5i2.5152Palabras clave:
Penicilina, Hospital, PacientesResumen
Em pacientes infantis, o uso de medicamentos leva com freqüência ao surgimento de Problemas Relacionados com Medicamentos (PRM) e exige estratégias de prevenção da morbimortalidade relacionada a esses produtos. Atenção farmacêutica é a provisão responsável da farmacoterapia com o objetivo de alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes. A prática da atenção farmacêutica pode reduzir os problemas preveníveis relacionados à farmacoterapia. As penicilinas são antibióticos beta-lactâmicos, utilizadas como primeira escolha para muitas infecções, o que pode desencadear vários problemas aos usuários, sendo um deles os PRMs. Objetivou-se avaliar os PRM às Penicilinas em pacientes hospitalizados no setor da Pediatria da Fundação Assistencial da Paraíba. A pesquisa constituiu-se de trinta e seis pacientes que compuseram um estudo exploratório, do tipo transversal, utilizando um questionário padrão para obtenção de suspeita de Problemas Relacionados às Penicilinas juntamente com a observação dos pacientes durante o período de tratamento. Dos 36 pacientes acompanhados, 17% apresentaram PRMs Reais, classificando-se em PRM do tipo 6. Quanto às falhas na farmacoterapia, verificou-se a porcentagem de 17% dos casos para a segurança. A febre constituiu 55% das reações adversas diagnosticadas. O reduzido número de PRMs detectados assegura a utilização correta das penicilinas na Fundação Assistencial da Paraíba. De uma forma geral, a pesquisa mostrou resultados positivos, evidenciando-se os principais Problemas Relacionados aos Medicamentos que estão relacionados com a Penicilina, abrindo assim espaço para discussões futuras sobre as soluções que possam ser postas em prática, para que se obtenha um tratamento terapêutico mais seguro. 10.5216/ref.v5i2.5152Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2008-12-04
Cómo citar
VILAR, D. A.; BELÉM, L. F.; VILAR, M. S. A. PROBLEMAS RELACIONADOS ÀS PENICILINAS NO SETOR DA PEDIATRIA DA FUNDAÇÃO ASSISTENCIAL DA PARAÍBA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 5, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/ref.v5i2.5152. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/5152. Acesso em: 2 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.