ATIVIDADE LARVICIDA DO ÁCIDO 3-?-ACETOXYLABDAN-8(17)-13-DIEN-15-ÓICO ISOLADO DA PLANTA MEDICINAL COPAIFERA RETICULATA (LEGUMINOSAE) SOBRE AEDES AEGYPTI (DIPTERA, CULICIDAE) EVIDENCIADA PELAS ALTERAÇÕES MORFOHISTOLÓGICAS

Autores

  • Cleyde Ferreira Barreto Valotto Laboratório de Biologia, Fisiologia de Insetos/Bioatividade de Plantas, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, GO.
  • Gláucia Cavasin Departamento de Morfologia, Instituto de Ciências Biológicas, UFG, Goiânia, GO.
  • Heloisa Helena Garcia da Silva Laboratório de Biologia, Fisiologia de Insetos/Bioatividade de Plantas, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, GO.
  • Regina Geris Departamento de Química, Instituto de Química, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA
  • Ionizete Garcia da Silva Laboratório de Biologia, Fisiologia de Insetos/Bioatividade de Plantas, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, GO.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v43i3.32214

Palavras-chave:

Histologia, morfologia, dengue, febre amarela, produtos naturais

Resumo

O principal mecanismo de controle do dengue tem sido por meio da eliminação do Aedes aegypti, seu transmissor mais competente. Este mecanismo consiste, principalmente, na destruição dos criadouros potenciais, na educação sanitária e no uso de inseticidas sintéticos. Estes inseticidas apresentam eficiência, mas são altamente tóxicos aos vertebrados e ao meio ambiente. Com o aparecimento da resistência dos mosquitos a essas substâncias, abre-se uma oportunidade aos inseticidas de origem botânica. Neste estudo, apresentam-se os mecanismos da atividade larvicida do ácido 3-?-acetoxylabdan-8(17)-13-dien-15-oico, extraído da planta medicinal Copaifera reticulata Ducke (Leguminosae), sobre larvas de terceiro estádio de Ae. aegypti. As larvas foram submetidas a uma solução do ácido a 9ppm, por até 24 horas. Aquelas que atingiram estado letárgico foram coletadas e fixadas em paraformaldeído a 4%, em tampão cacodilato de sódio 0.1M pH 7.2, incluídas em resina, e as lâminas, coradas pela técnica de hematoxilina-eosina e analisadas por microscopia de luz. O ácido causou a morte das larvas pela destruição celular do intestino médio, por meio de vacuolização citoplasmática, hipertrofia celular e nuclear, degeneração do bordo em escova, formação vesicular apical com liberação de conteúdo citoplasmático, estratificação do epitélio e dobras na matriz peritrófica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-10-09

Como Citar

VALOTTO, C. F. B.; CAVASIN, G.; DA SILVA, H. H. G.; GERIS, R.; DA SILVA, I. G. ATIVIDADE LARVICIDA DO ÁCIDO 3-?-ACETOXYLABDAN-8(17)-13-DIEN-15-ÓICO ISOLADO DA PLANTA MEDICINAL COPAIFERA RETICULATA (LEGUMINOSAE) SOBRE AEDES AEGYPTI (DIPTERA, CULICIDAE) EVIDENCIADA PELAS ALTERAÇÕES MORFOHISTOLÓGICAS. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 375–384, 2014. DOI: 10.5216/rpt.v43i3.32214. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/32214. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES