NIETZSCHE: APOLO E O ESTADO PARA PROMOÇÃO DA CULTURA
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v11i2.4719Palavras-chave:
Apolo, Estado, cultura, política.Resumo
Os escritos de Nietzsche, contemporâneos a O nascimento datragédia, esclarecem as preocupações do jovem filósofo com as condições políticas para uma verdadeira cultura. O par Apolo e Dionisio, opostos que se integram na religiosidade grega, como potências da natureza, resulta esteticamente na arte trágica, e politicamente em um Estado guerreiro. Assim Nietzsche atribui aos gregos a capacidade para a criação de cultura: arte, Estado e religião, unidos pela vontade artística da natureza, impulsionadora da vida de um povo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06-09-2008
Como Citar
DELBÓ, A. NIETZSCHE: APOLO E O ESTADO PARA PROMOÇÃO DA CULTURA. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 185–213, 2008. DOI: 10.5216/phi.v11i2.4719. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/4719. Acesso em: 12 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).