EFEITOS DA INTRODUÇÃO DO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO DE MILHO POR AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE UNAÍ, MG (CERRADO BRASILEIRO)
Palavras-chave:
Agricultura familiar, agricultura conservacionista, plantio direto.Resumo
Este artigo analisa o efeito da introdução do uso do sistema plantio direto (SPD) no cultivo de milho grão sequeiro, em condições de Cerrado, por agricultores familiares de Unaí, MG. As principais limitações para a condução das lavouras desses agricultores relacionam-se ao manejo da fertilidade, precariedade de acesso à mecanização para preparo de solo e alta infestação de plantas daninhas. O SPD foi testado junto a esses agricultores, buscando-se limitar os efeitos desses problemas. Ele mostrou-se promissor para viabilizar, técnica e economicamente, a produção de milho dos assentados. O plantio direto eliminou a dependência de maquinário para preparo de solo e reduziu a carga de trabalho para controle de plantas daninhas. As produtividades alcançadas possibilitaram a valorização de fatores escassos, tais como a terra e, sobretudo, a mão-de-obra familiar. Evidenciou-se, também, a necessidade de se conduzir mais estudos sobre o uso de plantas de cobertura nesses sistemas de produção.
Palavras-chave: Agricultura familiar; agricultura conservacionista; plantio direto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.