USO DE PROMOTOR DE CRESCIMENTO E DE BIOPROTETOR NA CULTURA DO ARROZ IRRIGADO E SEU EFEITO SOBRE A INCIDÊNCIA DA MANCHA-DE-GRÃOS
Palavras-chave:
Helminthosporium oryzae, Oryza sativa, greensol, Biosol, controle químicoResumo
Foram conduzidos dois experimentos com o objetivo de avaliar os efeitos de dois produtos comerciais sobre o desenvolvimento da cultura do arroz irrigado e sobre a incidência da mancha-de-grãos causada por Helminthosporium oryzae. Um dos produtos consistia de rizobactérias promotoras de crescimento de plantas (RPCPs) e micorrizas (Biosol) e o outro era constituído por micronutrientes e aminoácidos (Greensol). O produto biológico, Biosol, foi adicionado ao recipiente das sementes no momento do plantio, na dose de 1 kg/ha. O biofertilizante, Greensol, foi aplicado na dose de 200 ml/ha, via pulverização aérea, juntamente com a aplicação de fungicidas, por ocasião da emissão de 5% das panículas. Os tratamentos utilizados foram T1: Controle; T2: Greensol; T3: Biosol + Greensol e T4: Biosol Os parâmetros avaliados foram: número de perfilhos/metro linear e a produção de matéria seca aos 90 dias após a semeadura, a produtividade de grãos, a percentagem de espiguetas vazias e a incidência da mancha-de-grãos (Helminthosporium oryzae Breda de Haan). O número de perfilhos/metro linear não diferiu entre os tratamentos. A análise conjunta dos ensaios indicou que os tratamentos com Biosol foram superiores na produção de massa seca total e radicular, produtividade superior e menor percentual de espiguetas vazias. O índice de severidade da mancha-de-grãos indicou que todos os tratamentos foram melhores que o controle, sendo o T3 e o T4 os que apresentaram menores índices de doença.
PALAVRAS-CHAVE: Helminthosporium oryzae; Oryza sativa; greensol; Biosol; controle químico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.