OCORRÊNCIA E ÍNDICE DE INFESTAÇÃO DE Anastrepha spp. (DIP., TEPHRITIADE) EM Pouteria gardneriana Radlk. E Pouteria ramiflora (Mart.) Radlk. (SAPOTACEAE), NOS CERRADOS DE GOIÁS
Palavras-chave:
Insecta, moscas-das-frutas, hospedeiros, Sapotaceae, parasitóidesResumo
Dentre as frutíferas nativas dos cerrados goianos destacam-se as do gênero Pouteria, com ampla distribuição nas regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo, sendo a P. ramiflora (curriola) a mais comum. Pouteria gardneriana (guapeva) ocorre geralmente nos solos mais úmidos, sempre agrupada na faixa de separação cerrados-veredas. Dos 25 municípios do Estado de Goiás amostrados, em nove foi registrada a ocorrência dessas duas espécies de Pouteria, cujos frutos são bastante suscetíveis ao ataque de moscas-das-frutas. Dos frutos de guapeva e curriola, emergiram adultos de Anastrepha (99,82%) e apenas alguns exemplares de Ceratitis capitata (0,18%). As espécies coletadas em P. gardneriana foram: Anastrepha bistrigata, A. fraterculus, A. leptozona, A. serpentina, A. zenildae, A. zernyi e C. capitata. De P. ramiflora foram obtidas: A. fraterculus, A. leptozona, A. serpentina e A. zernyi. Dos pupários de Anastrepha emergiram exemplares de parasitóides pertencentes à família Braconidae (97,70%) e Eucoilidae (2,30%). As espécies Doryctobracon areolatus e Doryctobracon sp. (provavelmente espécie nova) são os parasitóides mais comuns nas áreas amostradas. O índice de infestação das moscas-das-frutas foi de 85,92 e 196,31 pupários/kg de fruto de P. gardneriana e de P. ramiflora, respectivamente, sendo consideradas como hospedeiras naturais principalmente para Anastrepha. P. gardneriana e P. ramiflora são registradas pela primeira vez como hospedeiros de moscas-das-frutas, sendo também a primeira constatação das espécies A. leptozona, A. serpentina, A. zenildae e A. zernyi ocorrendo no Estado de Goiás e, também, o primeiro registro da ocorrência de parasitóides de Anastrepha em P. gardneriana e P. Ramiflora.
PALAVRAS-CHAVE: Insecta; moscas-das-frutas; hospedeiros; Sapotaceae; parasitóides.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.