PERÍODO CRÍTICO DE COMPETIÇÃO ENTRE COMUNIDADES DE PLANTAS DANINHAS E O ALGODOEIRO (Gossypium hirsutum L.) NO ESTADO DE GOIÁS
Resumo
Com a finalidade de estudar as épocas críticas de competição de plantas daninhas com o algodoeiro (Gossipium hirsutum L.) , foram instalados cinco ensaios em área do Colégio Agrícola de Rio Verde — Goiás, no período de 1978 a 1981, sendo dois ensaios nos anos agrícolas de 1978/79 e 1979/80 em latossolo vermelho—escuro com 4,71% de matéria orgânica e 10,73% de argila. Os outros três ensaios foram instalados nos anos agrícolas 1978/79, 1979/80 e 1980/81, em área da Estação Experimental de Goiânia, Estado de Goiás, em latossolo vermelho-escuro distrófico textura franco argilosa, acidez moderada e baixo teor de matéria orgânica. Os tratamentos foram: capinas até 2, 4, 6, 8 primeiras semanas e durante todo o ciclo e capinas após 2, 4, 6, 8 primeiras semanas e todo o ciclo sem capinas. Os resultados mostraram que a competição das plantas daninhas com a cultura, quando não controlada, provocou 88,75% de perda na produção, em Goiânia, e 90,65% em Rio Verde. Em relação à testemunha, mantida livre de competição durante todo o ciclo, o melhor rendimento foi obtido quando se manteve a cultura livre de competição durante oito semanas após a emergência do algodoeiro, em Rio Verde, e durante 4, 6, 8 semanas na 6ª semana, em Rio Verde, e em Goiânia na 4ª semana após a emergência do algodoeiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.