VARIABILIDADE TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA E RENDIMENTO DO ALGODOEIRO HERBÁCEO EM DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO DE SOLO E DE ADUBAÇÃO NITROGENADA
Palavras-chave:
Gossypium hirsutum, adubação, estágios fenológicos, biomassaResumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar os efeitos da variabilidade temporal da precipitação pluvial sobre o desenvolvimento do algodoeiro herbáceo, em função da adubação nitrogenada e de sistemas de manejo do solo. Realizaram-se experimentos no município de Alagoinhas-PB, nos anos de 1995, 1996, 1997 e 1999. Utilizou-se a cultivar CNPA 7H, plantada em cova, em camalhão desnudo e em camalhão com plástico, sob quatro doses de nitrogênio (0 kg ha-1, 30 kg ha-1, 60 kg ha-1 e 90 kg ha-1). O delineamento experimental foi blocos casualizados com três repetições. Nos experimentos, avaliaram-se os estágios fenológicos da cultura, a acumulação e o rendimento de biomassa, bem como os seus componentes. Verificou-se uma precipitação pluvial média anual de 1.028 mm, com grande variação da quantidade total de precipitação entre os anos avaliados e de sua distribuição durante cada ano, sendo nítido o período chuvoso nos meses de março a agosto. Os estágios vegetativo e reprodutivo do algodoeiro variaram de acordo com a distribuição da precipitação pluvial durante as fases de desenvolvimento, tendo ocorrido grande variação em relação aos sistemas de manejo do solo e às doses de nitrogênio em função do tempo.
PALAVRAS-CHAVE: Gossypium hirsutum; adubação; estágios fenológicos; biomassa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.