COMPONENTES DA PARTE AÉREA E RAÍZES DE PASTAGENS DE Brachiaria spp. EM DIFERENTES IDADES APÓS A REFORMA, COMO INDICADORES DE PRODUTIVIDADE EM AMBIENTE DE CERRADO

Autores

  • Renato Sérgio , Mota dos Santos
  • Itamar Pereira de Oliveira
  • Rafael Fiusa de Morais
  • Segundo Caballero Urquiaga
  • Robert Michel Boddey
  • Bruno José Rodrigues Alves

Palavras-chave:

Braquiária, pastagem, raízes, liteira

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar a produção de componentes da parte aérea e raízes totais em pastagens de Brachiaria de diferentes idades após a reforma, em ecossistema de cerrado. Três pastagens eram de Brachiaria brizantha após um, sete e nove anos da reforma pelo sistema Barreirão, e outra de Brachiaria decumbens, após vinte anos de reforma pelo sistema convencional. As áreas estudadas localizam-se em Goiânia-GO (16º35'12"S, 49º21'14"W, 730 m). Observou-se que a pastagem mais nova apresentou uma taxa 197% superior, em produtividade, relativamente à pastagem com vinte anos. Com o aumento da idade das pastagens, houve decréscimo de produção e nas taxas de rebrota em decorrência do processo de degradação, o que foi atribuído ao manejo inadequado ao longo do tempo. Tal fato foi evidenciado pelo desenvolvimento do sistema radicular, pois a produtividade total de raízes até 100 cm de profundidade apresentou níveis de redução na ordem de 9,14 Mg ha-1, 4,87 Mg ha-1 e 2,90 Mg ha-1 para as pastagens de sete, nove e vinte anos, respectivamente. Na pastagem com um ano, ainda em fase de estabelecimento, não se observou grande contribuição radicular. A rebrota da pastagem foi dependente da disponibilidade de N no sistema; por isso, a produção de liteira mostrou ser indicadora do grau de degradação das pastagens, refletindo na ciclagem de N. O estoque de N até 100 cm de profundidade, das pastagens com um, sete e vinte anos foram de 7,54 Mg ha-1, 8,70 Mg ha-1 e 9,47 Mg ha-1, respectivamente, sendo muito inferiores ao encontrado na pastagem com nove anos da reforma (14,2 Mg ha-1).

PALAVRAS-CHAVE: Braquiária; pastagem; raízes; liteira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Sérgio , Mota dos Santos

o Federal de Educação Tecnológica de Urutaí / Uned-Morrinhos. Rod. BR 153, C. Postal 92, CEP 75650-000 Morrinhos, GO.

Downloads

Publicado

08-10-2007

Como Citar

SANTOS, R. S. . , M. dos; OLIVEIRA, I. P. de; MORAIS, R. F. de; URQUIAGA, S. C.; BODDEY, R. M.; ALVES, B. J. R. COMPONENTES DA PARTE AÉREA E RAÍZES DE PASTAGENS DE Brachiaria spp. EM DIFERENTES IDADES APÓS A REFORMA, COMO INDICADORES DE PRODUTIVIDADE EM AMBIENTE DE CERRADO. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 37, n. 2, p. 119–124, 2007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/1837. Acesso em: 4 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico