v. 21 (2023): Dossiê Infâncias Contemporâneas, Arte e Pedagogias Culturais

					Visualizar v. 21 (2023): Dossiê Infâncias Contemporâneas, Arte e Pedagogias Culturais

Editora-chefe: Ana Lúcia Beck

Editores convidados Dossiê Infâncias Contemporâneas, Arte e Pedagogias Culturais: Lutiere Dalla Vale e Rodrigo Saballa de Carvalho
Imagem: Sem título (Série Sobre as aparências e os desejos). 2013. MDF, algodão, cotonetes e alfinetes. 7,5 X 5 X 5 cm. Fonte: da autora. 
Autora: Elke Pereira Coelho Santana
Diagramação: Cátia Ana Baldoino da Silva

Publicado: 2023-10-19

Editorial

Dossiê Infâncias Contemporâneas, Arte e Pedagogias Culturais

  • Autorretratos de infâncias: gravuras, desenhos e selfies

    Fernando Miranda, Sergio González
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.72316
  • A criança em relação com a arte: um estudo na Rivista Infanzia

    Bianca Salazar Guizzo, Kelly Juliana da Silva Trennepohl, Lucia Balduzzi
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.72331
  • É possível ensinar a fazer filmes sem saber?... aprendizagens compartilhadas na produção de narrativas audiovisuais

    Alice Fátima Martins
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.72339
  • Feita de amor – relacionamentos lésbicos no desenho animado Steven Universo

    Victória Nascimento, Constantina Xavier Filha
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.72361
  • Infância e monstruosidades: cenas da (in)visibilidade cotidiana

    Rita Ribes, Perseu Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.72362
  • Pensando nas infâncias globais do projeto MiCreate: o papel das estratégias artísticas para mobilizar as subjetividades no devir

    Fernando Hernández-Hernández
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.72343
  • Quando as crianças encontram o cinema: narrativas que ensinam modos de ser e estar

    Jéssica Maria Freisleben, Lutiere Dalla Valle
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.72335
  • Relações de gênero em livros didáticos indicados ao PNLD 2022 Educação Infantil

    Fábio Hoffmann Pereira, Neide Cardoso de Moura, Francielly de Lima Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.72336
  • Socialização e hibridismo cultural de meninas: uma etnografia de tela sobre o filme Mignonnes

    Sandro Santos, Rodrigo Saballa de Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.72313

Artigos

  • A ironia do realismo socialista: a Sots Art como um primeiro estágio do pós-modernismo russo

    Orçun Alpay; Almerinda da Silva Lopes, Tamara Silva Chagas
  • A viagem como método e a formação de um Recordatório

    Diana Patrícia Medina Pereira
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.71486
  • Dialogando com Wrinkle, de Liliana Porter, para pensar princípios da Análise dialógica do discurso

    Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva, Beth Brait
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.74546
  • Lo movimiento transuasivo en la poesía y la pintura

    Josivan Antonio do Nascimento, Santiago Sena Sousa, Luizir de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.72443
  • O Brasil na mira de Senghor: a primeira exposição de arte africana após o golpe de 1964

    Silvio Marcus de Souza Correa
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.75858
  • Pathosformel do rapto: um percurso pelas imagens de assédio feminino na arte ocidental

    Luana Maribele Wedekin, Giovanna Costa Araujo

Resenhas

Ensaio Visual