Elke Pereira Coelho Santana. Sem título (Série Sobre as aparências e os desejos). 2013. MDF, algodão, cotonetes . 7,5 X 5 X 5 cm.

Sobre a Revista

A revista Visualidades aborda temas relativos à cultura, arte, visualidades e educação.
Abaixo você acompanha um resumo de informações sobre a revista, nossa política de avaliações e a versão atual.
Para mais informações, acesse Sobre a revista e/ou navegue pelo nosso menu superior. Acompanhe também nossas mídias sociais


A VISUALIDADES, lança um volume por ano, contendo em torno de 18 artigos além de demais publicações tais como entrevistas, resenhas e ensaios visuais.
Por ser uma revista de fluxo contínuo, ao ser lançado um volume, o mesmo fica aberto até sua finalização. Ou seja, novas publicações são incorporadas a um volume aberto de acordo com o fluxo de submissão e do processo editorial antes de seu fechamento.
DOI: 10.5216
ISSN on-line: 2317-6784
▶ Ano de criação: 2003
▶ Qualis: A1 (quadriênio 2017-2020)
▶ Revista vinculada ao Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da UFG
▶ Contato principal: pela plataforma da revista (área logada do autor)
▶ Contato secundário: pelo nosso e-mail (revistavisualidades@gmail.com)
▶ Notícias: pelo nosso site e/ou demais mídias sociais


A revista Visualidades adota a seguinte política de avaliação:

1 - Registro do recebimento do trabalho via sistema (OJS) de submissão online.

2 - Checagem de originalidade da autoria através do uso da ferramenta eletrônica Ithenticate. 

3 - Avaliação, pela Equipe Editorial, quanto ao cumprimento das Normas da Revista.

3.1 - Caso hajam correções a serem feitas, a Equipe Editorial encaminhará aos autores uma solicitação de revisão/correção.

3.2 - Caso o trabalho submetido não cumpra os critérios mínimos especificados nas Normas da Revista e Diretrizes para Autores, o mesmo será devolvido aos autores, com apresentação da devida justificativa de devolução.

4 - Encaminhamento para avaliação dos pareceristas que irão:

4.1 - Avaliar se o trabalho apresenta uma contribuição original e inédita para o campo de pesquisa específico;

4.2 - Considerar se o trabalho, necessariamente, enquadra-se na linha editorial da revista;

4.3 - Avaliar a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica;

4.4 - Avaliar se a submissão atende às normas da ABNT para citação, referências bibliográficas, resumo, entre outras;

5 - Análise e confrontação dos pareceres:

5.1 - Os artigos e demais materiais submetidos com pareceres favoráveis (aprovados sem restrições ou com restrições) são encaminhados para a coordenação da Equipe Editorial que encaminhará ao(s) autor(es) os pareceres e as solicitações de correções indicadas pelos pareceristas.

5.2 - Os artigos e/ou entrevista com um parecer favorável e outro contrário (uma aprovação e uma rejeição) são encaminhados para um terceiro parecerista, para desempate.

5.3 - Os artigos com dois pareceres contrários (rejeitados) serão diretamente recusados.

5.4 - O aceite final ocorrerá apenas após o recebimento do texto corrigido (caso requerido pelos pareceristas), pela Equipe Editorial.

6 - Envio para o processo de edição e editoração em parceria com a equipe da Biblioteca Central da UFG:

6.1 - Durante esse processo, para fins de revisão, edição, editoração e diagramação dos materiais submetidos, os mesmos passarão por vários profissionais e haverá constantemente solictações aos autores através da plataforma da Revista solicitando o esclarecimento sobre informações de diferentes naturezas.

6.2 - É necessário que os autores fiquem muito atentos quando suas submissões atingirem esse ponto do processo editorial. 

OBSERVAÇÃO 1: Todo o processo editorial e comunicação com autores é realizado pela plataforma da revista (área logada do autor). Ao realizar uma submissão, fique atento para que esteja ativado em seu cadastro o recebimento de mensagens. Os autores que não responderem com celeridade às demandas da Equipe Editorial poderão ter suas submissões automaticamente recusadas.

OBSERVAÇÃO 2: Não disponibilizamos parecer prévio para os trabalhos submetidos, tampouco disponibilizamos leitura crítica. Os materiais submetidos deverão atender expressamente às Normas da Revista e às Diretrizes para Autores disponibilizadas no site da revista Visualidades. Materiais submetidos que não atendam a tais condições serão automaticamente rejeitados.

Edição Atual

v. 21 (2023): Dossiê Infâncias Contemporâneas, Arte e Pedagogias Culturais
					Visualizar v. 21 (2023): Dossiê Infâncias Contemporâneas, Arte e Pedagogias Culturais

Editora-chefe: Ana Lúcia Beck

Editores convidados Dossiê Infâncias Contemporâneas, Arte e Pedagogias Culturais: Lutiere Dalla Vale e Rodrigo Saballa de Carvalho
Imagem: Sem título (Série Sobre as aparências e os desejos). 2013. MDF, algodão, cotonetes e alfinetes. 7,5 X 5 X 5 cm. Fonte: da autora. 
Autora: Elke Pereira Coelho Santana
Diagramação: Cátia Ana Baldoino da Silva

Publicado: 2023-10-19

Editorial

Dossiê Infâncias Contemporâneas, Arte e Pedagogias Culturais

  • Autorretratos de infâncias: gravuras, desenhos e selfies

    Fernando Miranda, Sergio González
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.72316
  • A criança em relação com a arte: um estudo na Rivista Infanzia

    Bianca Salazar Guizzo, Kelly Juliana da Silva Trennepohl, Lucia Balduzzi
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.72331
  • É possível ensinar a fazer filmes sem saber?... aprendizagens compartilhadas na produção de narrativas audiovisuais

    Alice Fátima Martins
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.72339
  • Feita de amor – relacionamentos lésbicos no desenho animado Steven Universo

    Victória Nascimento, Constantina Xavier Filha
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.72361
  • Infância e monstruosidades: cenas da (in)visibilidade cotidiana

    Rita Ribes, Perseu Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.72362
  • Pensando nas infâncias globais do projeto MiCreate: o papel das estratégias artísticas para mobilizar as subjetividades no devir

    Fernando Hernández-Hernández
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.72343
  • Quando as crianças encontram o cinema: narrativas que ensinam modos de ser e estar

    Jéssica Maria Freisleben, Lutiere Dalla Valle
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.72335
  • Relações de gênero em livros didáticos indicados ao PNLD 2022 Educação Infantil

    Fábio Hoffmann Pereira, Neide Cardoso de Moura, Francielly de Lima Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.72336
  • Socialização e hibridismo cultural de meninas: uma etnografia de tela sobre o filme Mignonnes

    Sandro Santos, Rodrigo Saballa de Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.72313

Artigos

  • A ironia do realismo socialista: a Sots Art como um primeiro estágio do pós-modernismo russo

    Orçun Alpay; Almerinda da Silva Lopes, Tamara Silva Chagas
  • A viagem como método e a formação de um Recordatório

    Diana Patrícia Medina Pereira
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.71486
  • Dialogando com Wrinkle, de Liliana Porter, para pensar princípios da Análise dialógica do discurso

    Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva, Beth Brait
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.74546
  • Lo movimiento transuasivo en la poesía y la pintura

    Josivan Antonio do Nascimento, Santiago Sena Sousa, Luizir de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.72443
  • O Brasil na mira de Senghor: a primeira exposição de arte africana após o golpe de 1964

    Silvio Marcus de Souza Correa
    DOI: https://doi.org/10.5216/v.v21.75858
  • Pathosformel do rapto: um percurso pelas imagens de assédio feminino na arte ocidental

    Luana Maribele Wedekin, Giovanna Costa Araujo

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