Avaliação da consulta de enfermagem aos pacientes com tuberculose na atenção primária à saúde

Déborah Raquel Carvalho de Oliveira, Bertha Cruz Enders, Caroline Evelin Nascimento Kluczynick Vieira, Larissa Soares Mariz

Resumo


Este estudo objetivou avaliar a consulta de enfermagem aos pacientes com tuberculose. Estudo descritivo, quantitativo, realizado em município do nordeste brasileiro, com 60 enfermeiros da Atenção Primária à Saúde, mediante aplicação de questionário baseado no protocolo da consulta de enfermagem ao paciente com tuberculose do Ministério da Saúde. Elementos da coleta de dados eram mais abordados, ocorrendo, na anamnese e exame físico, a supervalorização das queixas (100% sempre investigavam) e da mensuração do peso do paciente (96,8% realizavam). Os diagnósticos de enfermagem, planejamento, implementação e avaliação do plano terapêutico não eram realizados completamente e aspectos socioculturais eram subestimados. Essa fragmentação pode contribuir como deficiência na operacionalização do Plano de Controle da Tuberculose. A Consulta de Enfermagem, se ampliada científica e tecnologicamente pode favorecer o desenvolvimento dos programas de saúde e a minimização de entraves que permeiam o controle da Tuberculose.

Palavras-chave


Cuidados de Enfermagem; Atenção Primária à Saúde; Tuberculose

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v18.32593

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons A Revista Eletrônica de Enfermagem está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Logotipo do Ibict