VIABILIDADE DE FOLÍCULOS PRÉ-ANTRAIS BOVINOS ISOLADOS DE OVÁRIOS APÓS VITRIFICAÇÃO

Autores

  • Hélder Silva Luna UFMS
  • Viviane Bento Silva UFMS
  • Fernanda Araujo Abreu UFMS

Palavras-chave:

Reprodução Animal

Resumo

O objetivo de presente estudo foi avaliar a viabilidade de foliculos pré-antrais bovinos isolados após processo de vitrificação. Ovários foram obtidos em abatedouro e submetidos a isolamento folicular. A suspensão obtida foi dividida em três partes, uma parte foi para o grupo controle, uma para o teste de toxicidade e a outra para procedimento de vitrificação. Para vitrificação, os folículos foram expostos por 1 minuto à solução de vitrificação 1, composta de 10% de etileno-glicol, 10% de DMSO em solução salina (NaCl a 0,9%), e então 1 minuto à solução de vitrificação 2, composta de 20% de etileno-glicol, 20% de DMSO na mesma solução agora suplementada com 0,5 M de sacarose. Os folículos foram vitrificados com o uso de capilares de vidro e permaneceram vitrificados por 24 horas. Após desvitrificação, foram transferidos para solução a 0,25 M de sacarose por 2 minutos e então transferidos para solução de 0,15 M de solução de sacarose por outros 2 minutos. Para o teste de toxicidade, os folículos foram somente expostos aos crioprotetores e analisados. Os foliculos pré-antrais foram classificados em não viáveis ou viáveis quando foram corados ou não com o azul de tripan, respectivamente. Diferenças (P<0,05) na viabilidade folicular foram observadas entre o controle (93,6%) e folículos expostos (64,1%) ou vitrificados (66%). A porcentagem de folículos normais encontrados após exposição aos crioprotetores não apresentou diferença em relação aos vitrificados, indicando que a redução de viabilidade é atribuída aos efeitos tóxicos e não ao processo de vitrificação.

PALAVRAS-CHAVE: bovinos; crioprotetores; ovócitos; vitrificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hélder Silva Luna, UFMS

Professor Doutor, Departamento de Biociências, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,CPAQ, Brasil.

Viviane Bento Silva, UFMS

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas, Bolsista do Programa de Iniciação Científica, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,CPAQ, Brasil.

Fernanda Araujo Abreu, UFMS

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas, Bolsista do Programa de Iniciação Científica, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,CPAQ, Brasil.

Downloads

Publicado

2011-12-21

Como Citar

LUNA, H. S.; SILVA, V. B.; ABREU, F. A. VIABILIDADE DE FOLÍCULOS PRÉ-ANTRAIS BOVINOS ISOLADOS DE OVÁRIOS APÓS VITRIFICAÇÃO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 4, p. 693–698, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3793. Acesso em: 7 jul. 2022.

Edição

Seção

Medicina Veterinária