INFLUENCIA DO ALEITAMENTO DE BEZERROS
BUBALINOS COM LEITE DE VACA INTEGRAL NO GANHO DE PESO E NA GLICEMIA
Daniela
Gomes da Silva1, André Marcos Santana2, Priscila
Arrigucci Bernardes3, Lucas José Luduverio Pizauro3 e
José Jurandir Fagliari4
1. Pós-doutoranda do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da FCAV – UNESP – Campus de Jaboticabal
2.
Doutorando
3.
Graduandos
4. Docente do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – UNESP – Campus de Jaboticabal. Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/n. 14.884-900 – Jaboticabal, SP, Brasil. E-mail: fagliari@fcav.unesp.br (autor correspondente)
PALAVRAS-CHAVE: Búfalo, crescimento, glicose plasmática, mamadeira.
ABSTRACT
EFFECT OF SUCKLING WHOLE COW'S
This study evaluates whole bovine milk
intake by buffalo calves fed from a nipple bottle and how it relates to plasma
glucose levels and weight gain. A total of 5 Murrah buffalo calves aged 11 to
26 days old were assessed, of which 2 were male and 3 were female. They weighed
from 42,8 to
KEYWORDS:
INTRODUÇÃO
O rebanho bubalino brasileiro é estimado em mais de 2,80 milhões de animais, sendo o maior efetivo encontrado na região Norte do país (MALHADO et al., 2007). Deste montante, 15% são destinados à produção de leite e 85% à produção de carne (ROSA et al., 2007). Contudo, a exploração leiteira tem crescido nos últimos anos, particularmente na região Sudeste, onde o leite produzido é destinado, quase na sua totalidade, à produção de queijo tipo mozarella, que tem mercado assegurado e preços compensatórios (MACEDO et al., 2001; TONHATI, 2002).
No Brasil a produção anual de leite de búfala é de aproximadamente 92
milhões de litros, com produção média de
Apesar das melhorias nutricionais e genéticas dos animais (HISHI et al., 2008), o aleitamento natural dos bezerros bubalinos compromete parte da produção leiteira (BERNARDES, 2007). Para aumentar a quantidade de leite destinado à comercialização, produtores de criações intensivas de bubalinos de outros países recorrem ao aleitamento artificial dos bezerros bubalinos com leite de vaca integral e sucedâneos de leite, sem comprometer significativamente o desenvolvimento ponderal dos neonatos (TULLOH & HOLMES, 1992; KHAN et al., 2007).
Assim, o objetivo do estudo foi avaliar a influência do aleitamento artificial de bezerros bubalinos com leite de vaca integral no ganho de peso e na glicemia.
MATERIAL E MÉTODOS
Foram utilizados cinco bezerros
bubalinos sadios, dois machos e três fêmeas, da raça Murrah, com
As amostras de sangue para dosagem
de glicose foram colhidas uma vez ao dia, durante o período experimental e
sempre antes da primeira mamada do dia, por punção da veia jugular,
utilizando-se o sistema de colheita a vácuo (Vacutainer) em frascos contendo
fluoreto de sódio e ácido etilenodiaminotetracético (EDTA). As amostras de
sangue foram centrifugadas a
O consumo individual de leite foi anotado diariamente e todos os bezerros
foram pesados no início e ao término do estudo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A média do consumo diário de leite foi de
Constatou-se ganho de peso nos bezerros 2, 4 e 5 (225, 300 e 525 g/dia, respectivamente) e perda de peso nos bezerros 1 e 3 (150 e 400 g/dia, respectivamente).
Notou-se que o ganho de peso e a taxa glicêmica foi diretamente proporcional ao volume de leite consumido. Contudo, a média diária de ganho de peso dos bezerros avaliados foi de 100g/dia, valor este inferior aos relatados por BERNARDES & BERNARDES (1999) e AQUINO et al. (2008), que observaram ganhos de peso acima de 350 g/dia em bezerros bubalinos alimentados artificialmente com leite de búfala e com sucedâneo de leite. Estes resultados podem ser atribuídos principalmente às diferenças entre as composições do leite bubalino e do leite bovino e à grande dificuldade dos bezerros bubalinos em aceitar o aleitamento artificial por meio de baldes e mamadeiras (NASCIMENTO & CARVALHO, 1993; ASSUMPÇÃO, 1996).
CONCLUSÃO
Conclui-se que o maior empecilho para o aleitamento artificial é a dificuldade dos bezerros bubalinos em aceitar o aleitamento por meio de mamadeiras ou baldes. Contudo, superada esta dificuldade, notou-se uma relação positiva entre o volume de leite consumido e o ganho de peso e o teor plasmático de glicose, indicando que o aleitamento com leite bovino pode ser uma alternativa viável como alimento de bubalinos neonatos.
REFERÊNCIAS
AQUINO, D. L.; MAROON, M. C. C.;
ABESAMIS JUNIOR, A. F.; ROSARIO, M. V. Utilization of milk substitute in
rearing buffalo calf. Philippine Journal of Veterinary and Animal Sciences,
ASSUMPÇÃO, J. C. Bufalando sério. Guaíba: Agropecuária, 1996. 131p.
BERNARDES W.;
BERNARDES O. Exploração leiteira de búfala. In: SAMARA, S. I.; DUTRA, I. S.;
FRANCESCHINI, P. H.; CHACUR, M. G. M. (Ed.). Sanidade e produtividade
BERNARDES, O. Bubalinocultura no Brasil: situação e importância econômica. Revista Brasileira de Reprodução Animal, Belo Horizonte, v. 31, n. 3, p. 292-298, 2007.
HISHI, E.; FRUCHI, V. M.; ANDRIGHETTO, C. Produção e composição do leite de búfala. Disponível em: <http://www.dracena.unesp.br/eventos/sicud_2008/trabalhos/emy_hishi.pdf> Acesso em: 21 de julho de 2009.
KHAN, Z. U.; KHAN, S.; AHMAD, N.;
RAZIQ, A. Investigation of mortality incidence and managemental practices in
buffalo calves at commercial dairy farms in Peshawar city. Journal of Agricultural and Biological Science,
MACEDO, M. P.; WECHSLER, F. S.; RAMOS, A. A.; AMARAL, J. B.; SOUZA, J. C.; RESENDE, F. D.; OLIVEIRA, J. V. Composição físico-química e produção do leite de búfalas da raça Mediterrâneo no oeste do Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 30, n. 3, p. 1084-1088, 2001.
MALHADO, C. H. M.; RAMOS, A. A.; CARNEIRO, P. L. S.; SOUZA, J. C.; PICCIN, A. Parâmetros e tendências da produção de leite em bubalinos da raça Murrah no Brasil. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 36, n. 2, p. 376-379, 2007.
NASCIMENTO, C.; CARVALHO, L. O. M. Criação de búfalos: alimentação, manejo, melhoramento e instalações. Brasília: EMBRAPA-SPI, 1993. 403p.
ROSA, B. R. T.; FERREIRA, M. M. G.; AVANTE, M. L.; ZANGIROLAMI FILHO, D.; MARTINS, I. S. Introdução de búfalos no Brasil e sua aptidão leiteira. Disponível em: <http://www.revista.inf.br/veterinaria08/revisao/08.pdf> Acesso em: 21 de julho de 2009.
TONHATI, H. Critérios de seleção para produção total de leite em bubalinos criados no Estado de São Paulo, Brasil. 2002. 68p. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 2002.
TULLOH, N. M; HOLMES, J. H. G. World animal science.