A disciplina cartografia escolar no Brasil: uma análise teórico-metodológica a partir dos relatos de professores formadores
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v7.84358Palavras-chave:
cartografia escolar, ensino universitário, curricularização da GeografiaResumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa coletiva desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Cartografia para Escolares, que realizou um levantamento sobre a presença da Cartografia Escolar em cursos de Licenciatura em Geografia de instituições de ensino superior brasileiras. O presente texto apresenta os dados provenientes de entrevistas realizadas com docentes responsáveis por ministrar essa disciplina nas cinco regiões do país. O objetivo do estudo foi compreender como a Cartografia Escolar é implementada nesses cursos, quais conhecimentos são mobilizados no seu ensino, as metodologias e referenciais teóricos adotados, bem como suas formas de articulação com a Educação Básica. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 18 (dezoito) professores de diferentes instituições. Os resultados indicam consenso entre os docentes quanto à relevância da Cartografia Escolar na formação de professores de Geografia. Contudo, evidenciam-se desafios a serem superados no ensino universitário da Cartografia Escolar, como a persistente visão dicotômica do ensino divido entre teoria e prática, em detrimento de perspectivas que considerem teoria e prática aspectos indissociáveis, além da predominância de abordagens normativas e instrumentais e da necessidade de consolidar a concepção da Cartografia como linguagem de forma ampla e de viés mais crítico. Destaca-se, ainda, a importância de promover maior integração entre a formação inicial e o contexto escolar, incentivando a participação ativa dos licenciandos em atividades de ensino relacionadas à Cartografia Escolar nas escolas da educação básica.
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