A disciplina cartografia escolar no Brasil: uma análise teórico-metodológica a partir dos relatos de professores formadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v7.84358

Palavras-chave:

cartografia escolar, ensino universitário, curricularização da Geografia

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa coletiva desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Cartografia para Escolares, que realizou um levantamento sobre a presença da Cartografia Escolar em cursos de Licenciatura em Geografia de instituições de ensino superior brasileiras. O presente texto apresenta os dados provenientes de entrevistas realizadas com docentes responsáveis por ministrar essa disciplina nas cinco regiões do país. O objetivo do estudo foi compreender como a Cartografia Escolar é implementada nesses cursos, quais conhecimentos são mobilizados no seu ensino, as metodologias e referenciais teóricos adotados, bem como suas formas de articulação com a Educação Básica. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 18 (dezoito) professores de diferentes instituições. Os resultados indicam consenso entre os docentes quanto à relevância da Cartografia Escolar na formação de professores de Geografia. Contudo, evidenciam-se desafios a serem superados no ensino universitário da Cartografia Escolar, como a persistente visão dicotômica do ensino divido entre teoria e prática, em detrimento de perspectivas que considerem teoria e prática aspectos indissociáveis, além da predominância de abordagens normativas e instrumentais e da necessidade de consolidar a concepção da Cartografia como linguagem de forma ampla e de viés mais crítico. Destaca-se, ainda, a importância de promover maior integração entre a formação inicial e o contexto escolar, incentivando a participação ativa dos licenciandos em atividades de ensino relacionadas à Cartografia Escolar nas escolas da educação básica.

Biografia do Autor

Lucas Luan Giarola, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, giarola@discente.ufg.br

Graduado e mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João del Rei. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás

Endereço Profissional: Rua  Jacarandá,  Qd.  D,  Campus  Samambaia,  Universidade  Federal  de Goiás, Goiânia–GO

CEP: 74690-900

E-mail: giarola@discente.ufg.br

Denise Mota Pereira da Silva, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, denysegeo@gmail.com

Graduada, mestre e doutora em Geografia pela Universidade de Brasília. Pós-doutoranda pela Faculdade de Educação, Universidade de Brasília

Endereço Profissional: Campus Darcy Ribeiro, s/n - Asa Norte, Brasília–DF

CEP: 70910-900

E-mail: denysegeo@gmail.com

Maria Clara Franco Sousa, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil, mariacfsousa@aluno.ufsj.edu.br

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de São João del Rei e mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de São João del-Rei

Endereço Profissional: Av. Visc. do Rio Preto, S/N - Fábricas, São João del-Rei–MG

CEP: 36301-360

E-mail: mariacfsousa@aluno.ufsj.edu.br

Bruno Zucherato, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Barra do Garças, Mato Grosso, Brasil, bruno.zucherato@ufmt.br

Graduado e mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Campus Rio Claro e doutor em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em cotutela com a Universidade Estadual Paulista. Professor no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso

Endereço Profissional: Av. Valdon Varjão - Barra do Garças–MT

CEP: 78600-000

E-mail: bruno.zucherato@ufmt.br

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Publicado

08-12-2025

Como Citar

Giarola, L. L., Silva, D. M. P. da, Sousa, M. C. F., & Zucherato, B. (2025). A disciplina cartografia escolar no Brasil: uma análise teórico-metodológica a partir dos relatos de professores formadores. Revista Signos Geográficos, 7, 1–21. https://doi.org/10.5216/signos.v7.84358

Edição

Seção

Dossiê