A Resolução de Problemas como metodologia para o ensino de Matemática nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v17i2.62867

Resumo

A presente investigação é parte de uma pesquisa de doutoramento que buscou investigar a Resolução de Problemas como campo de pesquisa e sua aplicação ao ensino de Matemática. Esse estudo foi norteado pela busca de resposta ao seguinte questionamento: como é concebida a Resolução de Problemas nos documentos orientadores para o ensino de Matemática do MEC[1] e nos livros didáticos de Matemática utilizados pelas escolas públicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental? A hipótese é a de que as orientações para o ensino de Matemática nos anos iniciais, através dos PCN[2], não sejam efetivamente observadas, na elaboração de livros didáticos. Diante dessa questão, buscou-se analisar se há uma discordância quanto ao tratamento dado à Resolução de Problemas nas orientações oficiais do MEC (através dos PCN) e a concepção efetivamente presente nos materiais didáticos distribuídos pelo FNDE[3]. De forma específica, buscou-se ainda: (1) Examinar as orientações metodológicas do MEC/PCN para o ensino de Matemática; (2) conhecer as diferentes perspectivas sobre Resolução de Problemas; (3) pesquisar as diferenças entre exercícios e problemas; (4) identificar os principais tipos de problemas; (5) identificar como a Resolução de Problemas é abordada nos livros didáticos de Matemática fornecidos pelo FNDE; (5) confrontar os dados resultantes da pesquisa. O estudo foi teórico-bibliográfico, de natureza qualitativa, com foco na Resolução de Problemas como metodologia de ensino de Matemática. A pesquisa demonstrou que a Resolução de Problemas como metodologia de ensino para o ensino de Matemática, oficialmente adotada pelo MEC/PCN, não é efetivamente compreendida e observada na elaboração dos livros didáticos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia, (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, gsoliveira@ufu.br

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia. Diretor de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia. 

Downloads

Publicado

2021-01-28

Como Citar

CARDOSO, Márcia Regina Gonçalves; DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago. A Resolução de Problemas como metodologia para o ensino de Matemática nos anos iniciais. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 01–21, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i2.62867. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/62867. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres