DA SOMA DAS PENAS AO TROCO EM POEMAS: SUBJETIVIDADES EMERGENTES NAS RELAÇÕES DE INTERIORIZAÇÃO ACADÊMICA – SENSIBILIDADES INTERCULTURAIS

Autores

  • Fabio José Cardias Gomes Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v10i2.32814

Palavras-chave:

interiorização, imigração, subjetividades emergentes, sensibilidades interculturais

Resumo

RESUMO: O presente artigo trata dos desafios e possibilidades das relações entre os atores acadêmicos, na condição de imigrantes, em Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), com processo de macro-interiorização recente. O referencial teórico envolveu autores desde a Educação, como Anísio Teixeira (2005), à Psicologia e Antropologia Intercultural, como Dantas (2004, 2012) e Rabot (2008). O objetivo foi compreender as subjetividades emergentes em relação com as sensibilidades interculturais. Como metodologia, foram analisadas escutas escolhidas no período letivo de 2011 até o momento, no Núcleo de Assistência Psicossocial (NAPSI). Dados como situação econômica precária e relações conflituosas entre alunos e professores, interpretados sob o foco dos conflitos interculturais, foram os quais destaquei. Considero, ao final, o desdobramento deste estudo em relação com as possibilidades deixadas em aberto, em diálogo com os resultados e a literatura.

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Biografia do Autor

Fabio José Cardias Gomes, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto e Psicólogo Educacional da UFMA (NAPSI), Coordenador do Projeto LIBER-ARTE: Psicologia Comunitária-Cultural, Secretário de Cultura do Centro de Cultura Negra Negro – Cosme,  Imperatriz-MA. Doutor em Educação e Cultura pela USP e Mestre em Psicologia pela Tsukuba University/Japan. Pratica capoeira angola.

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Publicado

2015-03-23

Como Citar

GOMES, Fabio José Cardias. DA SOMA DAS PENAS AO TROCO EM POEMAS: SUBJETIVIDADES EMERGENTES NAS RELAÇÕES DE INTERIORIZAÇÃO ACADÊMICA – SENSIBILIDADES INTERCULTURAIS. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 10, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rir.v10i2.32814. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/32814. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

PSICOLOGIA: Desafios e possibilidades sob uma perspectiva educacional [Dossiê de Psicologia]