OFICINA DE POESIA: DE VERSO EM VERSO EU CONVERSO

Autores

  • Amanda Leal Almança de Carvalho Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Mariza Almeida Rosa Colégio Estadual Serafim de Carvalho
  • Pâmela Alves Souza Mattos Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí
  • Thalyta Souza Costa Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí
  • Vânia Carmem Lima Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v12i1.37088

Palavras-chave:

Poema. Poesia. Escrita/Reescrita.

Resumo

Este artigo tem a finalidade de apresentar os resultados da realização da oficina: De verso em verso eu converso, realizado no Colégio Estadual Serafim de Carvalho, aplicado nas turmas de 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, sob orientação das bolsistas PIBID, professores da escola e o acompanhamento da coordenadora de área e da professora supervisora. Esta oficina nasceu da necessidade de se trabalhar em sala  de aula o gênero poema, uma vez que esse gênero é, na maioria das vezes, marginalizado na escola por se tratar de um texto que é tomado como de difícil leitura e produção, restringindo-se apenas à categoria dos poetas, fundamentado, pois, na ideologia do dom. Este constituiu o objetivo geral desse trabalho. Tentando desconstruir esse mito, buscamos elaborar com os alunos alguns poemas, subsidiados por outros lidos e trabalhados em sala, tendo como fundamentação teórica os seguintes autores: Bakhtin, Chiappini, Geraldi e Possenti. O resultado apontou para a questão de que esse tipo de gênero resulta do trabalho do professor mediador e, nisso, reside o processo de reescrita. A oficina se deu, assim, por etapas. Na primeira, foi feita a caracterização desse gênero, a partir dos poemas lidos em sala e, em seguida, os alunos foram convidados a produzirem. Na etapa seguinte, os textos foram revisados, primeiramente pelas bolsistas e depois pelas professoras, coordenadora de área e supervisora. Na terceira etapa, os alunos reescreveram os textos. Vale lembrar que este foi um processo orientado e mediado pela equipe PIBID, juntamente com o professor da sala. Nessa etapa, verificou-se um avanço na produção dos alunos quando estes passaram a monitorar a sua escrita. Alguns desses textos foram, então, selecionados para compor o mural da escola. O fato de estes terem ido para o mural fez com que os alunos se interessassem por esse gênero e apreciassem, agora, na posição de leitor do seu próprio texto, os poemas produzidos. Outros poemas também foram selecionados para compor o jornal da escola. Acreditamos que esse trabalho tenha sido motivador para tantos outros, e que possa desse modo resgatar o lugar do poema na escola.

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Referências

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Publicado

2016-02-29

Como Citar

LEAL ALMANÇA DE CARVALHO, Amanda; ALMEIDA ROSA, Mariza; ALVES SOUZA MATTOS, Pâmela; SOUZA COSTA, Thalyta; CARMEM LIMA, Vânia. OFICINA DE POESIA: DE VERSO EM VERSO EU CONVERSO. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 12, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/rir.v12i1.37088. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/37088. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Elicpibid - 2º Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano