NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA E FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v14i2.52725

Palavras-chave:

Narrativa Autobiográfica, Memória, Formação Docente, Pibid

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar narrativa autobiográfica enquanto recurso metodológico de pesquisa e de constituição da identidade docente em Geografia. Trata-se de uma pesquisa autobiográfica realizada em 2016 no âmbito do Pibid-Geografia, que se desdobrou no trabalho de conclusão de curso, no qual o objetivo foi compreender como se configuram as relações existentes entre uma aluna bolsista de Iniciação à Docência (ID) e o Professor Supervisor dentro do contexto das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do subprojeto Geografia - Unicamp; considerando que nesta relação ambos os sujeitos exerceram influências na formação docente um do outro. O enfoque neste texto é o de analisar como se realizou a opção metodológica pela narrativa autobiográfica e em como esta escolha influenciou a pesquisadora em seu percurso formativo, bem como para a autorreflexão no processo de produção de sua identidade docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-07

Como Citar

CECIM, Jessica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA E FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 01–18, 2018. DOI: 10.5216/rir.v14i2.52725. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/52725. Acesso em: 28 mar. 2024.